A recuperação do pavimento das cidades é de extrema importância, uma vez que um pavimento danificado representa sérios riscos para a vida dos motoristas, motociclistas e pedestres. Com o asfalto renovado, há redução de acidentes de trânsito, por isso a Prefeitura de Paranaguá, através da Secretaria Municipal de Obras Públicas (SEMOP), realiza um projeto de manutenção asfáltica.
“A qualidade das vias impacta diretamente na vida das pessoas melhorando a eficiência do sistema urbano. Obviamente também representa uma economia aos cofres municipais uma vez que operações tapa-buracos em vias já desgastadas não surtem efeito provocando sucessivas intervenções que, ao longo do tempo, custam mais caras aos cofres públicos”, ressaltou o secretário de municipal de Obras Públicas e engenheiro Ozéias Rebello Costa.
Diversas ruas da cidade de Paranaguá já receberam as obras de manutenção asfáltica como:
- Av. Gabriel de Lara
- A Travessa Correia de Freitas
- Um trecho das Ruas Faria Sobrinho e Dr Leocádio
- Rua Ari Trancoso
- Rua Manoel Correa
- Rua Manoel Maia Jr
- Rua Odilon Mader
Além dessas vias públicas, outras receberão também a manutenção asfáltica. Atualmente, a SEMOP realiza a recuperação das ruas José Reis de Freitas, localizada no bairro Jardim Eldorado; rua Odilon Mader, no Palmital e a Travessa Júlio dos Passos, no Palmital.
“Iremos iniciar ainda no final do mês de março a recuperação da rua Joaquim Tigre, trecho da Rua Getúlio Vargas no Bockmann e trecho da Rua Expedicionários, no Campo Grande”, destacou o secretário de obras públicas.

No bairro Parque São João, a SEMOP realizou a recuperação da galeria de águas pluviais nas ruas Aníbal Roque com a Antônio dos Santos Filho a qual resolveu uma área de alagamento. Outra obra importante foi concluída na Vila Torres, a qual a secretaria recuperou as vias que estavam inacessíveis utilizando o material fresado das ruas centrais.
“Em pouco menos de 80 dias a prefeitura iniciou através da secretaria de obras um grande programa de recuperação das vias da cidade, atendendo o anseio da nossa população. Estamos dando só o início na transformação da cidade tornando realidade o que nosso prefeito Adriano Ramos sempre almejou, ou seja, uma ‘Paranaguá para todos’”, ressaltou o secretário Ozéias Rebello.
De acordo com o secretário de Obras Públicas, serão iniciados os trabalhos de manutenção asfáltica ainda no final do mês de março nas ruas Joaquim Tigre, Getúlio Vargas e Expedicionários. Além disso, é feito um levantamento para inteirar-se sobre os locais que precisam dessas manutenções, outro detalhe importante é relacionado os constantes alagamentos que ocorrem em algumas regiões do município, desta forma, o secretário afirma que levantamentos são feitos para poder viabilizar um projeto de melhoria das regiões afetadas.

“Hoje temos até empresas instaladas sobre os canais sem que fossem instaladas a não o fazerem. Muitas destas empresas fizeram canalizações com tubulações com diâmetro insuficiente ou mesmo sem se preocupar com as cotas necessárias para o escoamento das águas provocando grandes alagamentos, como é o caso do Nilson Neves, Parque São João, Canal do Bertioga, Canal do Labra, entre outros locais”, enfatizou o secretário Ozéias Rebello Costa.
O objetivo da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Obras Públicas, é de estudar a cidade por bacias de contribuição, apresentando os projetos de modo que o município possa buscar recursos para viabilizar essas obras.
“Obviamente não será uma tarefa fácil e nem a curto prazo. Posso adiantar que há regiões da cidade onde será necessário a execução de câmaras de amortecimento mais conhecidas como “piscinões” subterrâneos, diante das nossas condições geográficas, como aquelas implantadas em grandes cidades como São Paulo. A transformação da cidade passa por questões técnicas e assim será enfrentada. A cidade não pode mais ser tratada de forma amadora”, declarou o secretário.