A Prefeitura de Paranaguá, através da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop), vai concluir nesta semana, antes do início das festividades dos 377 anos do município, os serviços de recuperação de pavimento em paralelepípedo na descida da Catedral, no Centro Histórico, na rua João Régis. O anúncio da conclusão já havia sido antecipado em coletiva do anúncio da Festa da Tainha, Paranaguá Motos e de aniversário de Paranaguá, ocorrida no Palácio São José com o prefeito Adriano Ramos e a vice-prefeita Fabiana Parro.
Em coletiva junto ao prefeito Adriano Ramos na última quarta-feira, 2, a vice-prefeita Fabiana Parro abordou que a obra da ladeira da Catedral, como é conhecida, irá ser concluída até o início das festividades. “Irá terminar, assim como todas as obras. Se vocês começarem a observar, a gente começa um asfaltamento e terminamos, em tempo recorde”, salienta. “Eu nunca vi Paranaguá resolvendo obras como estamos resolvendo. Fiquem tranquilos, a obra da ladeira vai terminar, sem buracos, passaremos com os nossos carros sem buracos”, frisa.
Sobre a obra
“Essa é uma via bastante importante da cidade, porque liga a saída da ponte dos Valadares e toda a região central da cidade, que, em paralelo, estava bastante prejudicada, com bastante ondulações, buracos. Isso atrapalha bastante o tráfego, os comerciantes, e nós decidimos começar a fazer essa manutenção por essa importante via da cidade”, explica, destacando que o trabalho foi iniciado em 19 de abril”, afirmou o secretário municipal de Obras Públicas, Ozeias Rebello Costa, quando as obras foram iniciadas.
Segundo o secretário, o planejamento da obra seria de conclusão em um mês, “mas aí a concessionária Paranaguá Saneamento encontrou algumas dificuldades com a tubulação de esgoto e resolvemos fazer com que eles trocassem a tubulação, aproveitando a oportunidade, porque é muito difícil uma outra oportunidade para mexer nessa tubulação. Aí eles também resolveram trocar os ramais de água e os ramais de esgoto para deixar já uma obra completa aqui”, completa.

“A obra tem como objetivo corrigir ondulações e irregularidades que comprometiam a mobilidade urbana na via, localizada em uma das áreas mais movimentadas e turísticas do centro histórico. A normalização total do trânsito na região está prevista para o início da próxima semana, a tempo das festividades em comemoração ao aniversário da cidade”, afirma a Prefeitura de Paranaguá.
Segundo o município, a benfeitoria em fase de conclusão “reforça o compromisso da atual gestão com a preservação do patrimônio urbano e a valorização dos espaços históricos de Paranaguá”, completa.
Outras melhorias em vias do Centro Histórico
O gestor afirma que outras ações serão realizadas em ruas do Centro Histórico, fazendo parte de um planejamento da Prefeitura de Paranaguá que irá atuar em outras vias centrais. “Na região do centro iremos mexer em todas as ruas que têm paralipípedo. Na sequência que nós vamos dar agora é rua Marechal Alberto de Abreu, que também está em péssimas condições, assim como na rua Prisciliano Corrêa, que são vias que nós vamos mexer já na sequência”, salienta.
“É um planejamento da Secretaria, algo grande, com foco na recuperação da pavimentação da nossa cidade. Nessas vias iremos fazer a mesma coisa que está sendo feita aqui, com troca de tubulação de esgotos, ligações de água, os ramais de esgoto também. Vai ser um trabalho completo”, destaca o gestor.
“O intuito da administração do prefeito Adriano Ramos é melhorar a cidade. Todas essas ações são uma atenção que o prefeito tem pedido sempre para a gente, fazendo o melhor possível para atender a nossa população”, finaliza Ozeias Rebello Costa, explicando também que o andamento das obras depende das condições climáticas.
Com informações da Prefeitura de Paranaguá