Infraestrutura

Projeto em Morretes busca conciliar segurança, turismo e transporte ferroviário com apoio do Governo Federal

A cidade litorânea pode se tornar modelo nacional em projeto para o transporte ferroviário

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O encontro apresentou alternativas inéditas para resolver os conflitos urbanos causados pela passagem do trem no município. (Foto: Prefeitura de Morretes)

Morretes deu um passo importante rumo à solução de um problema que há décadas preocupa moradores e visitantes. Nesta quarta-feira, 22, o prefeito Junior Brindarolli, acompanhado de vereadores e do deputado federal Aliel Machado, participou de uma reunião na Secretaria Nacional de Transportes Ferroviários, em Brasília. 

O encontro, que contou com o secretário nacional Leonardo Ribeiro e técnicos do Ministério dos Transportes, apresentou alternativas inéditas para resolver os conflitos urbanos causados pela passagem do trem no município.

Atualmente, Morretes possui três cruzamentos ferroviários, dois no bairro Rocio e um na Vila Ferroviária, onde o trânsito de trens provoca congestionamentos, isola bairros inteiros e representa riscos à segurança de pedestres e motoristas. 

Com a proposta discutida, a cidade poderá receber obras estruturais como a construção de uma trincheira (passagem subterrânea) ou um viaduto (passagem elevada), tornando-se referência nacional na integração entre transporte ferroviário, turismo e segurança urbana.

Projeto pode transformar Morretes em referência nacional

O deputado federal Aliel Machado, que lidera a pauta há cerca de um ano e meio, destacou que a proposta representa uma conquista significativa para Morretes.

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“Temos um patrimônio ferroviário importante, mas ele não pode continuar sendo um obstáculo para quem vive em Morretes”, enfatizou o deputado federal Aliel Machado. (Foto: Prefeitura de Morretes)

“Temos um patrimônio ferroviário importante, mas ele não pode continuar sendo um obstáculo para quem vive em Morretes. Há um ano e meio estamos cobrando essa solução do Governo Federal, e hoje tivemos uma resposta concreta. A cidade não pode continuar refém da passagem do trem, por isso entrei nessa luta”, afirmou o parlamentar.

Segundo ele, o projeto, estimado em R$ 25 milhões, poderá ser financiado por recursos federais, indenizações contratuais da empresa Rumo Logística, que terá o contrato encerrado em 2027, ou por meio de parcerias com o setor privado.

Aliel reforçou que o trem é essencial tanto para o transporte de cargas destinadas ao Porto de Paranaguá quanto para o turismo regional, que movimenta a economia local. No entanto, o traçado atual prejudica o deslocamento e isola bairros como Rocio, Vila Ferroviária, Pantanal, Marumbi e América de Cima por mais de uma hora em alguns casos.

O prefeito Junior Brindarolli celebrou o avanço das tratativas e afirmou que o tema é uma demanda antiga da população.

“Estamos tratando de um assunto que Morretes espera há muitos anos. Já tivemos acidentes graves, inclusive com mortes. É um transtorno diário para os moradores, e uma dívida antiga que tanto a União quanto a empresa Rumo têm com o município. Essa obra é cara, mas necessária”, ressaltou o prefeito.

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É um transtorno diário para os moradores, e uma dívida antiga que tanto a União quanto a empresa Rumo têm com o município. Essa obra é cara, mas necessária”, ressaltou o prefeito, Junior Brindarolli. (Foto: Prefeitura de Morretes)

Brindarolli também lembrou que mudar o trajeto da ferrovia não é uma opção, já que o trem turístico é um dos principais atrativos da cidade, recebendo cerca de 250 mil visitantes por ano.

“Recebemos turistas de várias partes do Brasil e do mundo, e isso gera emprego e renda. Além disso, mudar a rota impactaria diretamente a Mata Atlântica, uma das nossas maiores riquezas ambientais. Por isso, acolhemos com alegria a notícia de que é possível buscar alternativas como o viaduto ou a trincheira”, completou.

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Compromisso do Governo Federal

Durante a reunião, o secretário nacional de Transporte Ferroviário, Leonardo Ribeiro, afirmou que o Governo Federal está comprometido em encontrar uma solução definitiva.

“A ferrovia que corta Morretes é estratégica tanto para o transporte de cargas quanto para o turismo. Nosso objetivo é garantir a convivência entre esses dois usos, mas com segurança e qualidade de vida para a população”, destacou.

Ribeiro explicou ainda que o Ministério dos Transportes trabalha em um modelo inovador de investimento cruzado, que permitirá direcionar recursos da repactuação da malha ferroviária paulista da empresa Rumo para obras estruturantes em outros estados.

“Criamos a primeira conta vinculada do setor ferroviário, que pode permitir o uso desses recursos em soluções logísticas em outras regiões. Morretes pode ser o primeiro caso do Brasil a receber esse tipo de investimento”, afirmou.

O próximo passo será uma reunião técnica entre o Ministério dos Transportes, DNIT, ANTT e a Secretaria Nacional de Transporte Ferroviário, que vai definir o formato e os detalhes da obra. Em seguida, haverá uma reunião com a empresa Rumo Logística e, posteriormente, o projeto será encaminhado para análise e validação do Ministro dos Transportes, Renan Filho.

Com essa conquista, Morretes avança para resolver um problema histórico e pode se tornar modelo nacional de integração entre segurança, turismo e transporte ferroviário.


Projeto em Morretes busca conciliar segurança, turismo e transporte ferroviário com apoio do Governo FederalAvatar de Maria Heiffer

Maria Heiffer

Redatora, formada em Letras Português desde 2019 pela Unespar, estudante de jornalismo e revisora de textos acadêmicos. Atuou como redatora em editora e em rádio. Desempenha suas funções na Folha do Litoral News como coprodutora (MEI).

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