Governadora Cida Borghetti autorizou a publicação do edital de licitação para as obras
A governadora Cida Borghetti autorizou na terça-feira, 12, a publicação do edital de licitação para duplicação da Avenida Juscelino Kubitscheck de Oliveira, em Matinhos, no litoral do Paraná. O investimento previsto é de R$ 37 milhões. O evento com a governadora foi na praça central e fez parte das comemorações pelo aniversário de 51 anos do município.
Cida ressaltou a importância da obra para os moradores em Matinhos e para as famílias que visitam o município durante a temporada. “É um investimento que atende a uma grande demanda de Matinhos. A cidade namoradinha do Paraná ficará ainda mais bonita e segura”.
Conhecida como Contorno de Matinhos, a Avenida JK receberá, além de pistas duplas, contornos, rotatória, ciclovias, calçadas, passagens elevadas, implantação de semáforo e de nova sinalização. As obras abrangem o trecho entre o prédio da prefeitura e o acesso ao ferryboat.
O convênio é com a Secretaria de Infraestrutura e Logística. A governadora ressaltou a parceria do Estado com o município. “Como municipalista que sou, entendo muito bem as demandas das cidades. Essa parceria impacta na qualidade de vida da população e isso é o que mais importa. As pessoas são o foco do nosso governo”, afirmou Cida.
O projeto de modernização da JK foi doado pela prefeitura e revisado pelo DER-PR. O orçamento definitivo está sendo finalizado, mas a estimativa de investimento é de R$ 37 milhões. Devido às características da região, serão necessários muitos serviços de drenagem no trecho.
HISTÓRICO
O prefeito Rui Hauer Reichert afirmou que a obra na Avenida JK é esperada há mais de duas décadas e que a autorização dada pela governadora marca o dia como histórico para Matinhos. “É um importante investimento na duplicação e canalização desta via, que é o principal acesso a Matinhos e que hoje não está em boas condições e é até mesmo perigosa”, disse ele.
“Matinhos é praticamente a segunda casa dos paranaenses durante o verão. Na temporada há congestionamentos”, explicou Rui Hauer. Segundo ele, a obra na avenida vai dar mais agilidade e fluidez para o trânsito e garantir mais segurança e conforto aos moradores e visitantes. “É uma grande melhoria para nossa cidade”, afirmou o prefeito. Ele disse que Matinhos aguarda para os próximos meses, também, a segunda etapa da revitalização da orla, obra que contempla o engordamento da praia.
PRESENTE
O secretário da Infraestrutura e Logística, Abelardo Lupion, também mencionou o anseio pela obra por parte da população. “Nosso litoral espera por isso há 20 anos. Esse contorno vai beneficiar muito Matinhos e também Caiobá e Guaratuba, pois facilitará tanto a vida dos moradores na região como dos que vêm em época de temporada”, disse o secretário da Infraestrutura e Logística, Abelardo Lupion. “A melhoria em Matinhos começou no governo de Beto Richa e agora a governadora Cida Borghetti dá à população esse presente, que vai deixar ainda mais linda essa cidade.”
A previsão do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) é lançar o edital de licitação até o final do mês de junho.
O evento com a governadora foi na praça central e fez parte das comemorações pelo aniversário de 51 anos do município (Foto: Ricardo Almeida/ANPR)
DRENAGEM E DESAPROPRIAÇÕES
Até sexta-feira, 15, serão firmados dois convênios necessários para a execução da obra. Um com o Instituto das Águas do Paraná, que fiscalizará a adequação do canal de drenagem existente na via, que será concretado. Outro com a Prefeitura de Matinhos, que ficará responsável pelas desapropriações e por questões ambientais, como obtenção de licenças necessárias para a duplicação.
OUVIDORIA
A governadora Cida Borghetti também mencionou a inauguração, como parte das comemorações de aniversário de Matinhos, do telefone 156, canal de comunicação da prefeitura com a população. O projeto é uma parceria do município com o Governo do Estado, por meio da Celepar, responsável pela tecnologia do sistema.
PRESENÇAS
Também participaram do evento o ex-governador Beto Richa, os deputados estaduais Pedro Lupion e Alexandre Curi e os prefeitos de Guaratuba, Roberto Justus, e de Paranaguá, Marcelo Roque.
AEN