Na manhã da sexta-feira, 16, o Governo do Estado iniciará a instalação dos primeiros tetrápodes no espigão do Pico de Matinhos, estrutura marítima essencial no Projeto de Recuperação da Orla de Matinhos. De acordo com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), os tetrápodes são estruturas de concreto que evitam danos causados pela maré alta e mais de 5 mil delas serão instaladas em 5,6 quilômetros da faixa de orla alcançada pelo projeto em Matinhos.
De acordo com a assessoria, as primeiras instalações ocorrerão por volta das 11h da manhã. “O secretário estadual do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Everton Souza, e o diretor de Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos do Instituto Água e Terra, José Luís Scroccaro, acompanham o evento”, informa.
“Ao todo, serão instalados 5.153 tetrápodes nas cinco estruturas marítimas ao longo dos 6,3 quilômetros de faixa de orla (do Canal da Avenida Paraná ao Balneário Flórida), sendo 477 somente no espigão de Caiobá”, informa a Sedest.
Espigão
Segundo o Governo Estadual, o espigão conta com 85 metros de comprimento e garantirá a estabilidade da areia depositada na praia de Matinhos após o processo de dragagem e engorda. “Os tetrápodes estão sendo construídos no próprio Litoral, em oficina montada pelo Consórcio Sambaqui, vencedor da licitação pública para execução das obras”, finaliza a Sedest.
Com informações da AEN