No último dia 21 de março, a Prefeitura de Guaratuba anunciou que realizou a assinatura do termo de cessão de uso de área no Espaço Litoral para o Consórcio Nova Ponte, que será responsável pela construção da ponte de Guaratuba. O documento foi assinado pelo prefeito Roberto Justus após aprovação da Câmara Municipal. O objetivo será conceder um espaço administrativo e operacional para agilizar a construção da benfeitoria.
“No local, será instalada provisoriamente a área administrativa e operacional da empresa que é responsável pela construção da Ponte de Guaratuba. A Câmara Municipal aprovou a lei que permitiu formalizar o termo de cessão de uso, os vereadores, assim como secretários municipais, acompanharam a assinatura”, informa a assessoria do município. Segundo a Prefeitura, “esse é mais um passo rumo à realização da Ponte de Guaratuba”, completa.
Estavam na assinatura os representantes do Consórcio Nova Ponte, Luciano Ribeiro Pizzatto, Rodrigo de Souza Larralde e Nilton de Paiva Cardoso Júnior.
Consórcio
Em 25 de outubro de 2022, o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) publicou a declaração de vencedor da licitação para elaborar os projetos e executar a nova Ponte de Guaratuba e seus acessos. “O Consórcio Nova Ponte, formado pelas empresas OECI S.A., Carioca Christiani-Nielsen Engenharia S.A. e Goetze Lobato Engenharia S.A., teve sua planilha de preços e documentos de habilitação aprovados pela comissão julgadora do DER/PR. O resultado está disponível no portal Compras Paraná e no portal Licitações-e”, informou a assessoria do DER/PR
Sobre a Ponte
Segundo o DER/PR, a nova ponte terá comprimento de 1.244 metros, com largura útil mínima de 22,60 metros. “Estão previstas quatro faixas de tráfego de 3,6 metros cada, duas faixas de segurança de 60 centímetros cada, barreiras rígidas de concreto New Jersey de 40 centímetros, calçadas com ciclovia em ambos os lados, com 3 metros de largura, e 10 centímetros de guarda-corpo nas extremidades da ponte”, informa a assessoria.
“Também estão previstas intervenções nas vias de acesso à ponte. Na margem norte, a PR-412 será alargada para ambos os lados para facilitar o encaixe na ponte, com execução de muros de contenção para proporcionar o desnível necessário entre o pavimento existente e o tabuleiro. Também será implantado um retorno sob a ponte para ligação das vias locais e conexão da Estrada do Cabaraquara com Matinhos. Na margem sul está prevista uma rótula alongada para ligação do bairro Caieiras, correção de nível da pista de rolamento e adequação de curva, além de implantação de uma alça de acesso à rua Nossa Senhora de Lourdes. Ao todo, entre ponte e vias de acesso, a extensão da obra chega a 3,07 quilômetros”, detalha o DER sobre o projeto.
De acordo com o Departamento, o prazo total estimado para execução da obra, conforme dados de outubro, é de 32 meses, ou seja, por volta de 2025 a benfeitoria poderá ser entregue. Entre o prazo de 32 meses, dois meses são para obtenção de licença ambiental, seis meses para elaboração de projetos e 24 meses para os serviços da obra.
Com informações da Prefeitura de Guaratuba e DER/PR