conecte-se conosco

Infraestrutura

Prefeito Marcelo Roque inaugura o Tarifa Zero em Paranaguá

Prefeito Marcelo Roque destacou a data como um marco histórico para o município e para a população parnanguara

Publicado

em

O prefeito Marcelo Roque inaugurou oficialmente na manhã da terça-feira, 15, o programa Tarifa Zero no transporte coletivo de Paranaguá. A cerimônia aconteceu no Terminal Urbano, e contou com a presença do vice-prefeito José Carlos Borba, vereadores, secretários municipais, imprensa, além da população e usuários do transporte coletivo.

É um marco histórico, pois a Cidade-Mãe do Paraná é o primeiro município do Paraná a oferecer transporte público gratuito para a população.  Com o início da operação, cerca de 40 mil pessoas deixarão de pagar a passagem, que atualmente custa R$ 3,70. A estimativa é que a população economize em um ano R$ 78,2 milhões, com o não pagamento de duas tarifas diárias de ônibus.

“É uma satisfação imensa nesse dia 15 de março de 2022 que entra para a história da Cidade Mãe que cuida do seu povo.  Agora com o Tarifa Zero, projeto importante e audacioso, pois não é para qualquer um tirar isso do papel. Vinte e cinco milhões em investimentos da prefeitura e que vai servir de exemplo para todo o Estado do Paraná.  Hoje a gente vê vários municípios tendo dificuldades, aumentando a tarifa, e Paranaguá vai na contramão de tudo isso. Nós fizemos um planejamento ao longo desses seis meses para implantar a tarifa zero, e que hoje com muita felicidade nós estamos dando esse ganho para a população de Paranaguá”, disse Marcelo Roque, enfatizando que com isso as famílias poderão investir em outras muitas coisas dentro das suas casas. “É isso que nós pensamos para toda Paranaguá é ter esse ganho, e o dinheiro que entra no cofre público nós estamos devolvendo a população de Paranaguá, seja ela em saúde, educação, segurança, infraestrutura, e agora com o Tarifa Zero. Estou muito feliz e muito satisfeito. Quero parabenizar a nossa equipe que comprou essa ideia, todas as secretarias envolvidas, todos os servidores que trabalharam para que seu projeto saísse realmente do papel”, completa.

Fiscalização

O prefeito Marcelo Roque também destacou que está sendo formada uma comissão para realizar a fiscalização. “Estamos formando uma comissão para que se faça a fiscalização, que se tem a transparência também com o gasto público. Câmara, Poder Executivo, Aciap, enfim todos aqueles envolvidos que possam participar dessa transparência e dessa fiscalização do transporte coletivo. Que se tenha essa qualidade para o povo de Paranaguá. Amanhã é dia de fiscalização, é dia de conferir as rotas, e é claro que algumas coisas acontecerão ao longo do mês, pois estamos em uma fase inicial, e temos que verificar na prática como acontece, mas estamos realmente atentos para tudo e que aconteça da melhor forma possível”, enfatizou o prefeito.

Inclusão

Questionado se este passa a ser o maior programa social do município, o prefeito Marcelo Roque confirmou. “Posso dizer que este é o maior programa de inclusão social em nosso município. Nós mandamos todos os anos quase um milhão e meio para a APAE, mandamos para os nossos dois asilos também quase um milhão de reais todos os anos, são investimentos robustos, e agora esse maior que o projeto Tarifa Zero para toda a população”, enfatizou Marcelo Roque.

A secretária de Serviços Urbanos, Christianara Folkuenig, destacou que o sentimento é de gratidão. “Meu sentimento é de gratidão por poder levar a população um projeto de tamanha inclusão social. Hoje em dia a gente não pensa mais no munícipe que nunca teve dinheiro, nunca teve acesso ao transporte coletivo, ou aqueles que tiravam do orçamento a passagem e que passam a ter este incremento na renda. O sentimento é de emoção e de gratidão”, enfatiza Christianara, informando também que os cadastros continuam de forma contínua nos mesmos locais em que estão acontecendo, e que ao ver o programa sendo implementado.

Quem ainda não fez o cartão pagará uma tarifa no valor de três reais. 

Representando a Câmara de Paranaguá, o vereador José da Costa Leite Junior, o Leite Júnior, destacou a importância do projeto. “Com certeza o Tarifa Zero é um grande marco para Paranaguá. A Câmara Municipal fez parte disso com a autorização para o prefeito implantar o programa aqui na cidade. É um marco que irá beneficiar aproximadamente 40 mil pessoas que utilizam o transporte coletivo na cidade. E tenho orgulho muito grande e a felicidade de ter defendido esse projeto lá na câmara, por que sabia e entendo que será um diferencial na vida das pessoas de Paranaguá, e será um exemplo Para o Paraná e para o Brasil, pois a gente vê que muitas cidades já estão vindo aqui copiar o projeto que Paranaguá já está implantando para levar para sua cidade e para outras populações do estado e do Brasil também”, disse Leite Júnior.

Momento Histórico

Foto: Secom/PMP

O Tarifa Zero em Paranaguá, projeto aprovado na Câmara Municipal e sancionado pelo prefeito Marcelo Roque, começou a valer nas primeiras horas da terça-feira, 15, e o senhor Ronaldo Custódio foi o primeiro passageiro a usá-lo. O prefeito Marcelo Roque também esteve presente nesse momento histórico.