Na quinta-feira, 29, dois novos pontos de ônibus foram instalados em Paranaguá na Avenida Roque Vernalha, um deles localizado próximo ao Sindicato dos Estivadores e outro nas proximidades do campo da Vila Cruzeiro. Os avanços fazem parte da readequação da estrutura de recebimento de usuários do transporte coletivo em Paranaguá, seguindo determinação do prefeito Marcelo Roque. Além das novas unidades que já estão implantadas, um miniterminal de ônibus em contêiner está em fase final de instalação na região central de Paranaguá.
Além da instalação de novos pontos de ônibus, foi formalizado no dia 16 de agosto um contrato para a limpeza e manutenção das unidades, com foco no conforto e respeito à população.
“Uma melhoria que atinge diretamente a população que utiliza o serviço de transporte público todo dia, dando mais conforto e bem-estar”, afirma o prefeito Marcelo Roque. Com a medida, a Secretaria de Serviços Urbanos (Semsu) está fazendo um levantamento sobre a situação dos pontos para saber o serviço a ser realizado em cada um, com trabalho já iniciado. “Inicialmente 100 pontos receberão as melhorias. Além da manutenção, alguns pontos serão substituídos”, explica a assessoria do município.
Segundo a prefeitura, o primeiro novo ponto foi instalado no início de agosto na Vila Guarani. Na primeira etapa, serão instalados nove pontos e um miniterminal, que fica localizado ao lado da Secretaria Municipal de Educação (Semedi).
Segundo o secretário municipal de Serviços Urbanos, Cláudio Roberto Mariano, haverá uma segunda fase em que outros abrigos de ônibus serão instalados. “Na próxima semana serão instalados três pontos e a partir do dia 15 mais dois do modelo duplo serão montados”, informa Mariano.
Dois novos pontos de ônibus foram instalados em Paranaguá na Avenida Roque Vernalha nesta semana
SEGUNDO LOTE
De acordo com o município, a entrega do segundo lote dos abrigos de ônibus terá início em cerca de 20 dias, ou seja, em setembro. “Serão iniciadas instalações de mais dois pontos do modelo 1, mais oito pontos do modelo 2 e dois do modelo 3, ou seja, 12 novos pontos. Os modelos são diferenciados no tamanho, o que também tem relação direta na quantidade de mobiliário como bancos e lixeiras”, informa a assessoria.
“A contratação de empresa para fornecimento e instalação de abrigos de ônibus de contêineres e metálico foi dividida de acordo com modelo de equipamento urbano, que é o abrigo de parada de ônibus. O projeto modular foi feito de acordo com o fluxo. Onde o fluxo de usuários é grande, o modelo tem um determinado tamanho. Onde as calçadas, por exemplo, são menores, o modelo utilizado é outro. O objetivo, porém, é o mesmo, ou seja, garantir mais conforto, comodidade, segurança no uso do equipamento público”, explica a prefeitura.
Além da instalação das unidades, uma empresa está responsável pela manutenção daquelas já existentes. “Aqueles abrigos que estiverem em bom estado passarão por manutenção e serão realocados para locais que neste momento não contam com a estrutura de abrigo de ônibus”, finaliza o secretário Cláudio Mariano.
Foto e informações da Prefeitura de Paranaguá/Secom