Infraestrutura

Prefeito e secretário de Obras vistoriam áreas de alagamento em Paranaguá

Marcelo Roque e Arnaldo Maranhão estiveram "in loco" verificando os problemas ocasionados pelas fortes chuvas de terça-feira, 6

ctjqgizg 1584451675

Marcelo Roque e Arnaldo Maranhão estiveram em áreas críticas

O prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque, e o secretário municipal de Obras, Arnaldo Maranhão, estiveram vistoriando na quarta-feira, 7, as áreas atingidas pelas fortes chuvas ocorridas na terça-feira, 6, na cidade. Acompanhados de representantes de veículos da imprensa parnanguara, eles visitaram diversos pontos nos bairros Parque São João e Jardim Iguaçu. 

O prefeito Marcelo Roque detalhou alguns motivos que contribuem para os frequentes alagamentos nestas áreas. “Estamos no Rio Itinguaçu, como é conhecido este braço do Rio da Vila, e aqui deságua a drenagem de toda esta região dos bairros Divineia, Labra e Parque São João. Temos um transtorno no entorno da Rua Renato Leone, porque dá uma chuva e já alaga, e não está acontecendo o escoamento. A culpa não é só do Poder Publico, é também das pessoas que insistem em fazer moradias ao lado do rio, persistem em tampar o trajeto do rio, todos que estão aqui podem verificar que existe uma casa ao fundo que possui um muro que represou a água da chuva. Não tem como dar vazão”, explicou o prefeito, enfatizando as ações e o resultado do trabalho no ano passado.

foto3coletivaprefeito

Prefeito Marcelo Roque concedeu entrevista coletiva à imprensa nos pontos críticos de alagamento

“Estamos fazendo o nosso trabalho, fizemos um bom trabalho em 2017. No Jardim Iguaçu nesta mesma época no ano passado teve uma forte chuva e me informaram que a deste ano foi mais intensa que aquela, e naquele ano houve várias pessoas desabrigadas nessa localidade. Fizemos manutenção nas galerias e um trabalho de drenagem com mais de três quilômetros, e as demandas foram selecionadas. Um trabalho que há 10 anos não se fazia”, externou o prefeito, enfatizando que todos os moradores precisam colaborar e fazer a sua parte. “Estamos fazendo a nossa parte como Poder Público, mas também é culpa das pessoas que insistem em morar em uma região como esta e represar o rio. Temos no Jardim Iguaçu pessoas que invadiram o mangue e fecharam a manilha”, completou. 

O prefeito lembra que Paranaguá é uma cidade plana. “Temos que ter a consciência de que o volume de água foi grande, em uma cidade plana, onde temos o Rio Itiberê, e onde deságua grande parte da drenagem do município, se a maré estiver alta para onde vai toda essa água? Não tem para onde sair. É um problema grave de nossa cidade, mas o trabalho vem sendo feito. Estamos mostrando isso para deixar claro que o dever é de todos. A união deve ser de todos”, destacou o prefeito. 

SECRETÁRIO DE OBRAS

foto4maranhao

Arnaldo Maranhão, vice-prefeito e secretário de Obras: “se a população não fizer a sua parte ficará cada vez mais difícil. Todo mundo tem que colaborar, todos devem ajudar” 

O secretário municipal de Obras, Arnaldo Maranhão, enfatizou que todos os dias as equipes estão trabalhando para a resolução de alguns problemas críticos. “Estamos todos os dias nos bairros de Paranaguá, não fugimos, mas precisamos do compromisso da população. A imprensa que tem o compromisso com a verdade está aqui, colocando o pé na lama, e vendo que é muro construído no canal, é lixo despejado nos rios e aí a culpa é do prefeito, a culpa é do vice-prefeito. A cidade é de todos, vamos visitar outros pontos e vocês poderão ver o que alguns moradores fizeram, aterraram o rio e fizeram um pátio de contêiner. Aí vem a chuva e para onde vai esta água? Vai para a casa das pessoas. Vamos com muita calma, estamos em um Governo de um ano e dois meses e as pessoas cobram soluções para problemas que há 30 anos não são resolvidos. Fizemos no primeiro ano de gestão o que não foi feito nos últimos 10. Agora se a população não fizer a sua parte ficará cada vez mais difícil. Todo mundo tem que colaborar, todos devem ajudar. Depois é fácil ir nas redes sociais reclamar e falar que o prefeito e o vice não fazem nada. Se a maré estiver alta e as bocas de lobo cheias de lixo, fica difícil. A responsabilidade é nossa, estamos trabalhando e vamos continuar trabalhando, mas a população precisa fazer a sua parte”, enfatiza Maranhão.   

foto6jardimigua%C3%A7u

Prefeito recolheu lixo armazenado no mangue do bairro Jardim Iguaçu

SISTEMA DE METEOROLOGIA

Conforme informações do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) nos primeiros sete dias de março choveu quase o total esperado para um mês inteiro. Foram cerca 248 mm nesses dias. Em um mês o esperado de chuvas é de aproximadamente 266 mm. 

Além das chuvas constantes e a cheia da maré, outro problema que dificulta o escoamento da água é o lixo e o entulho depositado em locais inadequados ou fora dos horários de coleta, com isso, as manilhas não vencem o escoamento da água, contribuindo significativamente para a formação de alagamentos.

Você também poderá gostar

Prefeito e secretário de Obras vistoriam áreas de alagamento em Paranaguá

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.