Anunciadas em 2010, as obras para construção do Complexo Turístico Mega Rocio ficaram paradas por anos, portanto, sem condições de ser efetivamente entregues ao Santuário de Nossa Senhora do Rocio. Ao que tudo indica, a construção deve ser retomada em breve, já que o prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque, assinou a abertura do processo licitatório para contratação de uma empresa para finalizar a obra. A prefeitura salienta que o entorno do Santuário da padroeira do Paraná também será revitalizado.
A assinatura da abertura do processo licitatório foi realizada na manhã de sexta-feira, 5, na estrutura que está inacabada do Mega Rocio, com a presença do reitor do Santuário, padre Dirson Gonçalves; do padre Joaquim Parron; de vereadores e secretários municipais.
Segundo informações da Prefeitura de Paranaguá, as obras só iniciaram em 2012 e, em 2015, foram embargadas. A licitação deve acontecer nos próximos dias. “Queremos contribuir com o Santuário do Rocio e não poderíamos deixar a obra abandonada. Durante o ano, este lugar recebe milhares de devotos e turistas vindos de todo o Brasil e eles precisam ser acolhidos. Os investimentos e as boas notícias não param de chegar, pois queremos desenvolver ainda mais nossa cidade”, afirmou o prefeito.
O reitor do Santuário de Nossa Senhora do Rocio, padre Dirson Gonçalves, destacou que a estrutura não deve ser vista como algo da igreja, mas sim do município.
“Um prédio como o Mega Rocio não será da igreja, mas da cidade, para grandes eventos, shows, um espaço com uma estrutura maravilhosa para acolher multidões. Digo mais, não é só da cidade de Paranaguá, é do litoral, são várias cidades interligadas. Gosto de olhar as coisas de um plano maior e eu acho que estamos em um momento bastante propício para grandes realizações. Um evento que a prefeitura quiser fazer, terá esse espaço, um evento que a Associação Comercial precisar, além disso, temos a Praça da Fé que é enorme e muito bonita, é um conjunto de obras, as quais vão se ajustando para atender todo mundo. Agora é só dar andamento para a obra”, ressaltou padre Dirson.
O padre Joaquim Parron, ex-reitor do Santuário, agradeceu as benfeitorias voltadas ao turismo religioso. “Nossa comunidade se alegra com as boas notícias que vêm sendo anunciadas. O término do Mega Rocio era muito aguardado pela igreja e, hoje, comemoramos", relatou padre Parron.
SOBRE A OBRA
O projeto do Mega Rocio abrange três mil metros quadrados de construção e tem capacidade para mais de duas mil pessoas. Eventos como almoços, palestras, conferências e festas poderão ser realizados devido à implantação de uma cozinha industrial, banheiros, além de bilheteria e sala administrativa. Além de uma estrutura mais adequada para a Festa Estadual de Nossa Senhora do Rocio, vai melhorar a acolhida dos romeiros que frequentam o espaço todos os meses.