Infraestrutura

PR-412 será duplicada entre Guaratuba e SC com novas pistas, viaduto e ciclovia

Na manhã de terça-feira, 23, o DER publicou a declaração com a empresa vencedora da licitação

01 7

Obra de R$ 254,5 milhões terá uma extensão contemplada de 12,81 quilômetros (Foto: DER-PR)

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), vinculado à Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), publicou a declaração de vencedor da licitação para a duplicação da PR-412, no trecho entre Guaratuba e a divisa com Santa Catarina, no Litoral do Estado. A extensão contemplada é de 12,81 quilômetros.

O Consórcio Construtor Litoral PR-412, formado pelas empresas Construtora Luiz Costa Ltda., Ellenco Construções Ltda. e Geosistemas Engenharia e Planejamento Ltda., apresentou proposta de R$ 254,5 milhões e teve a documentação aprovada pela comissão de contratação do DER/PR. O grupo ficou em segundo lugar na fase de disputa de preços, mas assumiu a liderança após a desclassificação da primeira colocada, que apresentou proposta considerada inexequível e não cumpriu exigências do edital.

Com a publicação, inicia-se o prazo para apresentação de recursos pelas demais participantes.

OBRAS

O projeto prevê a duplicação da rodovia entre o km 0 (divisa com Santa Catarina) e o km 12,81 (acesso ao Balneário Coroados). A pista existente será alargada para 3,6 metros, com acostamentos de 2,5 metros, enquanto a nova pista terá as mesmas dimensões, separadas por um canteiro central de 2,2 metros.

Entre os destaques da obra estão a readequação da interseção com a PR-808, a construção de um novo posto da Polícia Rodoviária Estadual, a implantação de ciclovia até o perímetro urbano de Guaratuba e a substituição da ponte sobre o Rio da Praia por uma galeria tripla de concreto. Além disso, será construído um viaduto de acesso ao município, três retornos em nível e um novo sistema de drenagem e sinalização.

A licitação segue a modalidade de contratação integrada, na qual o consórcio é responsável tanto pela elaboração dos projetos básico e executivo quanto pela execução da obra. Após a assinatura do contrato e a emissão da ordem de serviço, o prazo será de 12 meses para os projetos e mais 18 meses para a duplicação.

Com informações da Agência Estadual de Notícias


PR-412 será duplicada entre Guaratuba e SC com novas pistas, viaduto e cicloviaAvatar de Maickon Chemure

Maickon Chemure

Formado em Matemática pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá (FAFIPAR) em 2018. Desempenha suas funções na Folha do Litoral News desde 2024 como Repórter Policial, além de produções audiovisual. Atua há 16 anos na área de reportagem. Exerce as suas atividades na Folha do Litoral News como coprodutor (PJ).

PR-412 será duplicada entre Guaratuba e SC com novas pistas, viaduto e ciclovia

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.

Você também poderá gostar