Na tarde da quinta-feira, 11, o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia da Silva, recebeu a visita do presidente da Autoridade Portuária de Santos, Anderson Pomini e comitiva do terminal portuário paulista no Pátio de Triagem, em Paranaguá. A agenda contou com a presença do secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Alex Sandro de Ávila. O objetivo do encontro foi a integração logística e estreitar laços entre os dois maiores portos do Brasil. Na visita, foi assinado um termo de cooperação para a troca de experiências e melhorias em ambos os portos brasileiros, com foco na construção de um Pátio de Triagem em Santos, na delegação de competência vigente desde 2019 em Paranaguá e que foi implementada recentemente no terminal paulista, assim como outras boas práticas em infraestrutura, logística e meio ambiente.
“Essa interação é muito bacana entre os portos brasileiros, ainda mais o Porto de Santos, nosso vizinho e o maior porto da América Latina com o presidente Pomini e sua equipe aqui, discutindo melhores práticas com a nossa equipe, com a gestão que o Governo do Paraná implantou desde janeiro de 2019. Este é um motivo de muito orgulho, mas também de responsabilidade. A ideia é trabalhar junto para que boas práticas de Santos sejam aplicadas aqui e as boas práticas do Paraná sejam exportadas para Santos e assim a gente defenda um mecanismo único com boas práticas nos nossos portos”, afirma Luiz Fernando Garcia, diretor-presidente da Portos do Paraná, destacando que esta cooperação também contribui na competitividade e confiança entre clientes e usuários.
Garcia destacou a importância da presença do secretário nacional de Portos, Alex Ávila, no encontro em Paranaguá. “Ele veio acompanhar essa visita, para que muito em breve o Ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e o governador Ratinho Júnior, estejam aqui celebrando e assinando outros grandes marcos, sejam inaugurações de obras ou termos de compromisso para que a gente estabeleça uma política e diretriz de eficiência nos portos brasileiros, sendo muito importante ter o Porto de Paranaguá nessa vanguarda também”, explica, destacando que foram mostradas boas práticas no Pátio de Triagem do Porto de Paranaguá, a relação entre Porto e Cidade, bem como a delegação de competência e licitações diárias que são conduzidas pelo Paraná desde 2019, algo conquistado por Santos recentemente, entre outras boas práticas em infraestrutura, operação e sustentabilidade.
“Assinamos uma carta de intenções para estabelecer um acordo de cooperação entre os dois portos para que as práticas de classificação do Pátio de Triagem, por exemplo, sejam trabalhadas de forma conjunta, ou seja, o que nós podemos trabalhar para aprimorar a nossa classificação, dando garantia ao exportador de que aqui é um porto seguro. Santos também está desenvolvendo e demonstra preocupação com as melhores práticas, além do desenvolvimento do Port Community System que é uma ferramenta que a gente pode abranger e trabalhar de uma forma cada vez mais eficiente, diminuindo a questão dos conflitos dos caminhões passando pela cidade, então, são ferramentas importantes que o Porto de Paranaguá junto com o Porto de Santos irão trabalhar em conjunto para trabalhar as melhores soluções”, ressalta o diretor-presidente.
Porto de Santos
“Foi uma visita muito enriquecedora. O Porto de Paranaguá se destaca pela boa gestão, o Luiz e sua equipe vêm recebendo todos os prêmios, isso chamou a atenção inclusive da Autoridade Portuária de Santos. Estamos há um ano à frente da gestão com muita responsabilidade e o Governo Federal estabeleceu como prioridade essas áreas de infraestrutura, os portos de Santos e Paranaguá em especial, os dois maiores portos do Brasil. O Porto de Paranaguá se destaca pela boa gestão, ações inovadoras, capacidade de movimentação de suas cargas, com ideias simples, mas que valorizam os grandes profissionais que trabalham na área”, destaca o presidente da Autoridade Portuária de Santos, Anderson Pomini.
Pomini destacou a importância da visita ao Pátio de Triagem em Paranaguá. “Uma área que recebe 900 caminhões, classificando os produtos, oferecendo uma estrutura adequada e humana a esses profissionais. O Porto de Santos, por incrível que pareça, ainda não conta com uma área do tipo, nós teremos, agora no final do mês faremos um chamamento para uma área equivalente a essa, lá serão 100 mil metros, aqui são 120 mil metros, então essa troca de experiência para que as nossas infraestruturas possam ser cada vez mais aprimoradas é essencial não só para gestões portuárias, mas para o Brasil, sendo essa uma orientação do ministro Silvio Costa que estamos atentos para que seja cumprida a risca”, afirma.
O presidente salienta a importância da assinatura do termo de cooperação realizada no Pátio de Triagem. “A ideia é fazer justamente com que nossas equipes técnicas troquem as suas experiências. Por exemplo, o Porto de Paranaguá recebeu há alguns anos a delegação de competência que, se por um lado oferece maior capacidade de eficiência e agilidade na tomada das decisões, por outro exige qualificação de sua equipe técnica, que conta com experiência, já que Paranaguá recebeu há quatro ou cinco anos essa delegação”, ressalta, destacando a importância de trocar experiências no setor jurídico e em equipes qualificadas para atender as demandas de leilões e renovações de contratos. “O Porto de Santos recebeu há dois ou três meses a delegação de competência, embora a gente tenha um corpo técnico qualificado, a ideia é copiarmos e aprendermos em conjunto com o Porto de Paranaguá aquilo que ele já enfrentou, principalmente sobre modelagem jurídica, a realização de leilões, impugnações, tudo pensando na eficiência”, salienta.
Secretaria de Portos
O secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Alex Sandro de Ávila, ressaltou que o encontro é positivo para o cenário logístico e portuário brasileiro.
“Tivemos hoje aqui uma grande oportunidade onde os dois maiores ativos portuários do nosso País estiveram fazendo uma agenda conjunta com uma recepção fantástica pela equipe do presidente Luiz Fernando e da Portos do Paraná, com uma agenda excelente. Nós como secretaria de Portos e Ministério de Portos, sendo os gestores do sistema portuário nacional, a gente vê essa iniciativa com uma excelente ação conjunta e temos a certeza que este tipo de agenda só tem a proporcionar bons resultados, até porque vemos o maior porto do País, que é o Porto de Santos, vindo conhecer as iniciativas do Porto de Paranaguá e o presidente Comini já declarou que a intenção é levar as boas ações que deram certo aqui e adaptá-las no Porto de Santos, algo fantástico com uma integração excelente”, afirma.
“Essa integração e relação entre Porto e cidade é algo que nós estamos buscando acompanhar, fomentando e buscando conduzir que os portos estejam sempre de mãos dadas com as cidades. Quando o Porto vai bem, a cidade portuária avança na proporção com que o Porto cresce. Com toda certeza, essa integração e as boas ações que os portos fazem junto às cidades, só tem a proporcionar bons frutos para todo mundo”, finaliza Alex Sandro.
No encontro, estiveram presentes os diretores de Operações Portuárias da Portos do Paraná, Gabriel Perdonsini Vieira, e da Autoridade Portuária de Santos, Edilberto Ferreira Beto Mendes, bem como equipes dos dois portos brasileiros.