Embarcação chinesa Lan Hua Hai, com 254 metros de comprimento, receberá 90 mil toneladas de farelo de soja
Na manhã de terça-feira, 28, atracou no Porto de Paranaguá o navio chinês Lan Hua Hai, que será responsável pelo maior embarque de granel da história do terminal portuário paranaense. Com 254 metros de comprimento e 43 de largura, o navio possui uma tripulação de 22 pessoas, e embarcará um total de 90 mil toneladas de farelo de soja em seus quatro porões, o maior embarque histórico dos Portos do Paraná, algo que demonstra a competitividade e destaque da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA) no cenário internacional.
De acordo com a Assessoria de Comunicação da APPA, a quantia que será embarcada no navio corresponde a 2,5 mil carretas carregadas. Nesse primeiro dia, o descarregamento do farelo de soja não foi possível durante o dia, devido às chuvas que atingiram Paranaguá. A previsão é que a operação dure mais de quatro dias. "Este é o maior navio graneleiro já recebido no Corredor de Exportação, com tamanho superior a dois campos de futebol, como o do Estádio do Maracanã", explica a APPA. Toda a carga será enviada para a Holanda.
“A escolha de Paranaguá para uma movimentação deste porte comprova que temos capacidade e agilidade de escoamento. Não se trata apenas de receber o navio e ter estrutura de cais, mas também toda a parte de armazéns, esteiras de transporte, chegada organizada dos caminhões e qualidade na classificação dos produtos”, afirma o presidente dos Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.
Vista dos porões do navio que receberão carga de farelo de soja
VISITA AO NAVIO
Na manhã da terça-feira, 28, a APPA, junto com os operadores portuários e comando do navio Lan Hua Hai, convidou a equipe de reportagem da Folha do Litoral News e imprensa local para subirem a bordo da embarcação. Foi realizada uma visita na sala de comando, parte interna e sala de máquinas do navio chinês. A tripulação é toda originária da China.
De acordo com a APPA, a opção de escolher os Portos do Paraná leva em consideração o modelo vigente do Corredor de Exportação, com um sistema em pool único no Brasil, que permite que um mesmo navio receba mercadorias de diferentes produtores. "A carga que vai encher os sete porões do Lan Hua Hai sairá de quatro terminais: Cotriguaçu, Coamo, Cargill e do Silo Público. O farelo brasileiro terá como destino a Holanda e foi comprado de empresas e cooperativas de produtores como a Cargill, ADM, Coamo, Cocamar, Agrária e Comigo", afirma a assessoria.
Embarcação chinesa permite redução do tempo de espera e de custo operacional, reforçando competitividade dos Portos do Paraná
IMPORTÂNCIA DO NAVIO EM PARANAGUÁ
Segundo o diretor de operações da APPA, Luiz Teixeira, realizar uma operação de desembarque deste tamanho significa aumentar em 50% o volume embarcado normalmente nos berços do Corredor de Exportação. "Isso sem nenhuma perda de eficiência operacional. Pelo contrário, ganhamos em eficiência pelo fato de termos menos paralisações para troca de navios", detalha.
"Em termos operacionais quanto maior o embarque realizado em um só navio, maior será a eficiência. Assim teremos menos tempo gasto em manobras de saída e entrada de outro navio para carregamento", afirma Teixeira, ressaltando que isso afeta positivamente o preço do frete, garantindo mais competitividade ao exportador brasileiro e aos Portos do Paraná. "Para conseguir realizar uma operação deste porte, os Portos do Paraná contam com equipamentos eficientes que permitem alcançar toda a dimensão dos porões, dispensando operações acessórias que naturalmente atrasariam o carregamento e, muitas vezes o inviabilizariam", completa.
De acordo com o diretor, há uma estrutura marítima de apoio que dá condições totais de segurança para uma embarcação gigantesca como a Lan Hua Hai. "Além disso, o modelo adotado no Corredor de Exportação com vários terminais interligados para carregarmos três berços permite que mais de um terminal embarque um único navio simultaneamente. Este fator cria maior flexibilidade de utilização de capacidade estática de cada terminal e permite maior produtividade de cada berço de atracação", afirma Luiz Teixeira, destacando ainda que o navio chinês irá carregar por quatro terminais em duas linhas de embarque.
A tripulação do navio é toda originária da China
COMPETITIVIDADE DO PORTO
O delegado regional da Associação Brasileira de Terminais Portuários (ABTP) e gerente geral da Cargill em Paranaguá, André Maragliano, ressaltou que a operação de desembarque de 90 mil toneladas de farelo de soja em um só navio é algo positivo para os Portos do Paraná. "As regras de atracação que existem hoje no Porto fazem com que a gente consiga prioridade de atracação para este tipo de navio", ressalta, destacando que este regramento diminuiu o tempo de espera no terminal portuário local.
Maragliano ressaltou que este avanço é fruto de investimentos feitos pela APPA nos últimos anos. "Isso permitiu reforço do berço, aprofundamento do calado, shiploaders e outros equipamentos que foram trocados, então isso faz com que o exportador, o operador e o cliente se sintam confortáveis em trazer uma operação deste porte a Paranaguá", frisa. "Com isso, você consegue em uma única escala atender um navio com um lote de 90 mil toneladas, em uma embarcação normal Panamax você precisaria fazer pelo menos duas escalas para atender este mesmo volume. Tudo isso reduz custo e atende às necessidades do comprador", finaliza.
Vista dos porões direto da sala de comando do navio