A Portos do Paraná está melhorando a sinalização horizontal (pinturas nas vias) e vertical (placas) na área primária e na área retro portuária do Porto de Paranaguá. A implantação da nova sinalização foi estudada da melhor maneira para beneficiar o usuário e o motorista, para que facilite a operação, agilize o fluxo logístico e respeite toda essa cadeia logística que o porto é responsável.
Foram priorizadas as faixas azuis, que orientam as movimentações de pedestres dentro do cais e a sinalização horizontal das vias de veículos, que definem onde carros, máquinas e caminhões podem circular.
Também foram instaladas novas placas de limite de velocidade, de proibido estacionar, de atenção para as áreas operacionais, das rotas de fuga e de orientação de caminho aos terminais de desembarque.
Segundo o gerente de Saúde e Segurança do Trabalho da Portos do Paraná, José Sbravatti, a orientação é para que todos os usuários que estão circulando a pé na faixa portuária façam uso das faixas azuis destinadas exclusivamente aos pedestres. “Elas foram projetadas para ficarem sempre no lado da terra e mais afastadas das vias e das áreas em que se concentra a operação, exatamente para diminuir a exposição das pessoas em relação às ‘zonas mais quentes’, que possuem intenso fluxo de veículos e máquinas”, afirma.
As faixas azuis têm início no portão 2 (Dom Pedro II), com caminhos que levam à área leste do cais, conectando até o berço 214. Todo esse trecho conta com sinalização vertical para pedestres e com faixas brancas, indicando preferência, em frente a cada portão de saída. Já para o lado oeste, elas conectam até o berço 201, com um diferencial: a faixa passa por uma área que possui guarda-corpo, ao lado do armazém da Klabin, o que proporciona maior segurança aos usuários que circulam a pé pelo local.
Matheus Luís Arnoni Mendes, engenheiro civil na Portos do Paraná, fala sobre o diferencial tecnológico utilizado na pintura horizontal. “Utilizamos um método de pintura à quente, aplicada por aspersão e extrusão, que garante uma maior durabilidade das pinturas na faixa portuária”, diz. “Isso acontece porque o método de aspersão apresenta uma camada final de tinta de 1,5 mm e o método de extrusão de 3 mm. Também utilizamos microesferas de vidro que garantem a refletância noturna da tinta”.
Em abril terá sequência o trabalho de sinalização horizontal e vertical na retro área portuária e no pátio de Triagem do Porto de Paranaguá, além do incremento da sinalização de solo, com a instalação de tachas para melhor orientação do trânsito.
Fonte: AEN