Quem passava pela passarela que liga a cidade de Paranaguá à Ilha dos Valadares pode constatar uma movimentação diferente na terça-feira, 23. Trata-se do início da colocação das estacas que darão suporte para a nova ponte do Valadares, um marco histórico da tão esperada obra.
Em suas redes sociais, o prefeito Marcelo Roque comemorou na segunda-feira a nova etapa da obra. “Tudo ajustado para amanhã! Finalmente iniciaremos a implantação das estacas da nova ponte da ilha dos Valadares”, escreveu Marcelo Roque.
O secretário das Cidades, Eduardo Pimentel, fala sobre a importância da obra. “A Ponte do Valadares é um sonho de décadas que se realiza para o benefício da população de Paranaguá. Vai estimular o comércio, a realização de serviços e dará mais conforto aos moradores da Ilha. A colocação dos pilares é mais uma etapa nesta obra de fundamental importância, realizada na administração do governador Ratinho Junior com a liberação de R$ 14.411.230,65. São recursos que o município não precisará devolver ao Tesouro do Estado. Mais uma parceria entre o Governo do Paraná e a prefeitura”, destaca Pimentel.
O projeto contempla a execução de ponte em concreto armado em área urbana com área de 2.088,84 m2 e revitalização da passarela existente com área de 1.140,00 m2.
A obra inclui os serviços preliminares, a administração da obra, estruturas, instalações elétricas, pavimentação e calçamento; sinalização, paisagismo.
A nova ponte e a revitalização da passarela existente acontece após a celebração de convênio entre a Secretaria das Cidades, Secid. O convênio foi assinado quando a secretaria ainda se chamava Secretaria do Desenvolvimento Urbano, SEDU, em 2022.
A última medição da obra, realizada no dia 1.º de agosto de 2023, constatou que já foram executados 25% do projeto, o que inclui os serviços preliminares, análise técnica para a execução e de gestão da obra. A previsão de conclusão é meados de 2024.