Infraestrutura

Paranaguá Saneamento investe em ações e inova em tecnologia sustentável para a temporada na Ilha do Mel

Obras têm o objetivo de melhorar a qualidade de vida de moradores e turistas

k4bp74k 1584455915

A Ilha do Mel será contemplada com vários investimentos em obras para melhorar a qualidade de vida dos moradores e turistas. As obras somam um investimento de R$500 mil, iniciam nesta semana e devem terminar antes do fim do mês de dezembro. Para ampliar a captação de água, três novos poços serão construídos. Dois poços em Brasília ampliarão a capacidade atual de captação de 25m³/h para 31 m³/h e um poço em Encantadas, ampliando a capacidade atual de captação de 11,2 m³/h para 18,3 m³/h. Também serão realizadas obras nas Estações de Tratamento de Água (ETAs) de Brasília e Encantadas, garantindo o bom funcionamento, além de mais segurança para os colaboradores da concessionária. De acordo com o diretor geral da Paranaguá Saneamento, Luis Afonso Bazzo, tanto os moradores quantos os veranistas terão água de qualidade para consumo e demais necessidades.

“Nosso plano de investimentos visa a garantir serviços que garantam o  bem-estar da população, juntamente com um abastecimento de qualidade. Estamos trabalhando para atender a todas essas reivindicações que já são bem antigas”, explica.

 

Atendendo também à necessidade dos banhistas que desejam tomar uma ducha de água doce após o banho de mar, outra grande ação para o verão será a instalação de seis duchas ecológicas. As duchas são sustentáveis, não utilizam água potável nem energia elétrica. O sistema é muito simples, mas traz benefícios enormes para a população e o meio ambiente, pois diferentemente dos chuveiro normais, este não está ligado à rede de abastecimento. O funcionamento consiste na instalação do chuveiro direto na areia, captação da água que existe nos lençóis freáticos, localizados logo abaixo, filtragem por meio de carvão e um pré- tratamento com cloro. O mecanismo que bombeia a água é muito parecido com uma bomba de encher pneu de bicicleta e, em poucos segundos, o banhista tem água doce e fresca para tomar uma ducha antes de ir para casa.

“Esta não é uma água pra ser consumida, mas através do tratamento feito pelo próprio equipamento a água chega com 97 % menos salinidade e 99 por cento menos bactérias.  Além de ajudar na balneabilidade e economia da água potável. Mais do que falar sobre sustentabilidade é preciso praticar”, afirma Bazzo.

 

2(58)

 

Os investimentos para o verão não param, pois a acessibilidade também faz parte das ações da Paranaguá Saneamento. Uma ação específica disponibilizará cadeiras anfíbias para auxiliar pessoas com mobilidade reduzida. A cadeira possui flutuadores, almofadas, apoio cervical e cinto de segurança peitoral, recomendado para deficientes físicos e intelectuais, obesos, idosos, acidentados temporários e gestantes.

Além dos dias específicos em que a cadeira anfíbio estará disponível, os chuveiros serão instalados no dia 27 de dezembro e uma equipe marcará presença com informações sobre economia de água, sustentabilidade, entre outras dicas para o verão. Também serão distribuídas sacolas bioplásticas para auxiliar na limpeza e conservação da Ilha do Mel.

 Da Assessoria

Você também poderá gostar