Infraestrutura

Paranaguá Saneamento instala novo Centro de Controle Operacional informatizado

Diretor operacional destaca que CCO é atualizado a cada 15 segundos

Modernizar, otimizar recursos e atender o cliente da forma mais rápida possível: estes são alguns dos itens presentes no modelo de gestão da Paranaguá Saneamento, empresa que assumiu o gerenciamento e a operação de sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário há menos de quatro meses e já está realizando investimentos em Paranaguá. Um dos principais foi o novo Centro de Controle Operacional (CCO) instalado na sede da empresa, que monitora em tempo real e de forma informatizada toda a rede da área urbana e das colônias, cadastrando reclamações e solucionando problemas de forma rápida, demonstrando a tecnologia como um viés fundamental no alcance dos objetivos da empresa e em respeito à sociedade.

 

YouTube video

 

O diretor geral da Paranaguá Saneamento, Luis Afonso Bazzo, destaca que os sistemas de tratamento de água e esgoto são completamente informatizados e o monitoramento é a distância, de forma interligada.

"Esse monitoramento é realizado pelo Centro de Controle Operacional (CCO), que conta também com o GIS – Sistema de Informações Geográficas, que subsidia a melhor operacionalização dos serviços de água e esgoto, juntamente com o recadastramento de clientes e o trabalho de combate aos vazamentos – realizado através da pesquisa de vazamentos não visíveis, melhorou significativamente a qualidade da gestão dos serviços prestados. Toda equipe da Paranaguá Saneamento está trabalhando para melhorar a qualidade do atendimento", observa Bazzo.

De acordo com o diretor operacional da Paranaguá Saneamento, Antonio Hercules Neto, o CCO é sistema informatizado que permite a visualização em tempo real da situação do sistema de todo o município. “Com este novo sistema, é possível, por exemplo, saber se está ocorrendo qualquer alteração na pressão da rede, se está havendo falta da água em algum local, onde estão os nossos veículos, quais serviços estão sendo feitos para os usuários. São poucos os municípios que possuem um sistema moderno como esse”, explica. Segundo ele, o CCO trabalha com três vertentes: monitoramento de pressão da rede de água, evitando qualquer falta, nível dos reservatórios e análise constante da operação das estações de bombeamento de esgoto.

O centro moderno conta 24 horas com controladores atuando na empresa que, em caso de qualquer problema ou reclamação registrada e contabilizada no monitor, pode deslocar uma equipe em questão de minutos para o local da ocorrência.  “Quando há este tipo de ocorrência, vaza a água, pode sujar a água, enfim. Não precisamos mais que o cliente avise. Rapidamente conseguimos atuar no problema e resolver. Foi necessária uma infraestrutura grande, com setores e instalação de válvulas, para detectar pressão e possível perda. Todos os setores estão amarrados como uma árvore, com análise constante”, afirma o diretor.

Lucas Arrosti, coordenador operacional da Paranaguá Saneamento, analisa o CCO como uma espécie de olho da empresa presente 24 horas na operação em todo o município.

“Recebemos informação em tempo real de instrumentos que estão instalados na rede, nas estruturas de captação, reservatórios e bombas. São informações via rádio ou GPRS, em que conseguimos enxergar tudo o que está acontecendo. O sistema mapeia toda a rede de Paranaguá e colônias, algo que também será instalado em breve na Ilha do Mel”, explica Arrosti.

 

CÂMERAS DE MONITORAMENTO

Segundo o diretor Antonio Hércules Neto, sem o CCO, anteriormente a empresa tinha que ir presencialmente ao local de ocorrência analisar o que estava acontecendo. “Com CCO sabemos tudo em tempo real. Há câmeras de monitoramento com nível de todos os reservatórios nas áreas de colônias e locais de captação, podendo gerir de forma inteligente e prevenir falta de água nas regiões, ou prevenir situações decorrentes do alto índice de chuvas”, explica. O controle dos reservatórios e bombas de água é essencial no abastecimento, algo que é controlado pelo sistema 24 horas, evitando problemas em horários de pico, excesso ou falta de chuvas, analisando a condição das bombas e de todos os aparelhos.

“Há inclusive um novo sistema de alerta sonoro para quem trabalha nos reservatórios, com sirene giroflex. O funcionário solucionará prontamente o problema. Também vale ressaltar que o sistema é interligado ao Google Street View, onde se demonstra exatamente o local ou residência que apresenta reclamação, vazamento ou qualquer tipo de problema, facilitando a ida dos funcionários e resolução de cada caso”, complementa o diretor. “Este monitoramento otimiza, reduz custos e melhora a qualidade do serviço. Estamos há menos de quatro meses em Paranaguá e já instalamos esta rede de monitoramento. Não estamos parados”, destaca.

 

foto%202%20 %20op%C3%A7%C3%A3o%201
Empresa instalou câmeras em tempo real nas redes de captação, reservatórios, estações de tratamento de esgoto e pontos centrais do abastecimento no município

 

 

0800 E WHATSAPP

A Paranaguá Saneamento atende 24 horas pelo telefone 0800 6058 115  ou pelo WhatsApp das 9h às 17h pelo (41) 99620-1113, sendo estes os principais e mais eficazes canais de contato do consumidor com a empresa. “Nós conhecemos o sistema, muitas vezes as pessoas acham que reclamar nas redes sociais é necessário, por não haver solução para o problema, o que não é verdade. Cada pessoa que liga para a Central de Atendimento cria uma Ordem de Serviço que vem direto para a tela do CCO, com dados da reclamação, nome e CPF do usuário. Conseguimos enxergar e resolver o problema, enviando o veículo mais próximo”, explica Hércules Neto.

 

LIGAÇÕES IRREGULARES E FRAUDES

“Com este monitoramento, conseguimos ver a quantidade de água que é perdida, parte dela é de ligações irregulares por fraude ou gato. Além disso, temos áreas de invasão em Paranaguá onde perdemos muita água. Em cada setor analisado conseguimos verificar a quantidade de perda de água, onde grande parte é influenciada pela ligação irregular. Sabemos parte por parte da cidade onde há vazamento, via sistema de georreferenciamento, com dados inclusive de meses atrás ou anos, sabendo estatísticas com número de vazamentos em determinada rua, por exemplo, onde se sabe que precisa trocar a rede naquela via ou que há muita gente fraudando”, comenta o diretor de operações, Antonio Hércules Neto.

 

 

Você também poderá gostar

Paranaguá Saneamento instala novo Centro de Controle Operacional informatizado

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.