Infraestrutura

Paranaguá Saneamento apresenta investimentos que beneficiarão 40 mil pessoas

Companhia lançou a pedra fundamental da Estação de Tratamento de Esgoto Cominese.

A Paranaguá Saneamento lançou a pedra fundamental da obra da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Cominese na tarde de sexta-feira, 17. A companhia apresentou o plano de investimentos e o cronograma de obras para a implantação do novo sistema de esgotamento sanitário da cidade. Com isso, o Sistema Cominese beneficiará 18 bairros e 40 mil pessoas.

A região beneficiada abrange os bairros: Jardim Paranaguá, Parque Agari, Parque São João, Vila Divineia, Vila dos Comerciários, Jardim Jacarandá, Jardim Ouro Fino, Colônia Santa Rita, Vila do Povo, Jardim Paraná, Vila Garcia, Jardim Esperança, Vale do Sol, Porto Seguro, Vila São Carlos, Vila São Jorge, Labra e Embocuí.

Ao todo, serão destinados R$ 31,5 milhões à construção do novo sistema pela empresa. “O sistema como um todo é compreendido com uma estação de tratamento de esgoto no local. São 25 elevatórias, mais de 100 km de rede coletora e mais de 10 mil ligações domiciliárias. O índice de cobertura de tratamento de esgoto salta de 70% para 90% com o Sistema Cominese”, explicou o diretor geral da Paranaguá Saneamento, Luis Afonso Bazzo.

A ETE conta com tecnologia avançada, que diminui a carga orgânica cinco vezes mais rápido que nos sistemas convencionais. O consumo de energia também será 80% menor e a construção modular que será aplicada permite mais agilidade na implantação e a necessidade de uma área menor.

“Esta é uma estação modular, uma tecnologia nova, de ponta que estamos trazendo. Tivemos a licença de instalação em julho e esperamos inaugurar a estação em pleno funcionamento até o fim de 2018. É uma estação totalmente automatizada, de ponta, pioneira em Paranaguá”, enfatizou Bazzo.

ENTREGA ANTECIPADA

Com isso, a entrega da obra pode ser antecipada. “Tínhamos até 2020 para entregar a estação e estamos antecipando a entrega para 2018. Isso reforça o compromisso que a Iguá tem como o município e quer melhorar a qualidade do serviço e levar mais qualidade de vida à população de Paranaguá”, garantiu Bazzo.

O diretor operacional da Iguá Saneamento, Péricles Weber, afirmou que até o mês de novembro a ETE estará funcionando. “Não só estamos antecipando em um ano esta estação, mas estamos trazendo um novo conceito a Paranaguá e Brasil, com instalações mais rápidas de serem construídas para resolver mais rápido o déficit de saneamento no Brasil. Estamos aqui para registrar uma virada na história do saneamento. Paranaguá passará a ocupar um novo rol de saneamento de primeiro mundo, saindo do que hoje o Brasil em seus municípios possui”, revelou Weber.

A Paranaguá Saneamento faz parte da Iguá Saneamento, companhia que beneficia cerca de 6,6 milhões de clientes e está presente em cinco Estados brasileiros, por meio de 18 operações.

O diretor de Fiscalização da Cagepar, Central de Água, Esgotos e Serviços Concedidos do Litoral do Paraná, Guilherme Samways, prestigiou o evento e acredita que a obra é importante para Paranaguá. “É uma concepção bastante inteligente. Esperamos que a estação dê a eficiência que se espera no tratamento. Existe uma previsão de 90%, mas ainda falta um bom caminho para todo mundo ser atendido e ser revertido em qualidade de vida para a população. A Cagepar é uma agência reguladora e está no caminho para que a Paranaguá Saneamento cumpra suas responsabilidades e também ver o que o Poder Público pode fazer”, observou Samways.

Você também poderá gostar

Paranaguá Saneamento apresenta investimentos que beneficiarão 40 mil pessoas

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.