As obras para reforma e nova pintura do Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio estão em pleno andamento. Na segunda-feira, 18, o padre Joaquim Parron, reitor do Santuário, destacou que foi iniciado na sexta-feira, 15, um processo de limpeza e lavagem da parte externa do prédio, com amplo maquinário e funcionários atuando diariamente para cumprir o cronograma de revitalização estipulado pelo especialista em restauração histórica, o arquiteto Luiz Marcelo Bortoli de Mattos.
O remodelado Santuário irá resgatar características históricas de fé do ano de 1920, com previsão de entrega no dia 1.º de novembro, dias antes do início da Festa da Padroeira, que ocorrerá no período de 4 a 19 de novembro. “Toda a pintura e o restauro da Igreja estão vindo graças à contribuição dos fiéis que ajudam aqui no Santuário do Rocio. Estamos motivando todos os fiéis para que colaborem conosco, principalmente neste período de obras pelo qual estamos passando”, afirma o padre Joaquim Parron.
Funcionários estão atuando na limpeza e lavagem do telhado
Segundo o reitor do Santuário do Rocio, o processo de lavagem e limpeza do telhado é detalhado, devido às características históricas e adornos presentes na fachada do prédio. Uma vez concluído, será então iniciada a pintura de toda a parte externa da Igreja, com os trabalhos de uma equipe especializada, sob o comando do arquiteto Luiz Marcelo. Padre Parron destaca que o projeto devolverá a cor original do Santuário de 1920, quando foi inaugurado, seguindo especificações técnicas do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
Reitor do Santuário, Padre Parron, destaca resgate de cores originais da Igreja do ano de 1920
“A expectativa é de entregarmos estas benfeitorias já no dia 1.º de novembro. A Igreja ficará brilhando como uma estrela quando o tempo estiver com sol, resgatando uma característica histórica do Santuário do Rocio”, afirma padre Parron. Além disso, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), o Santuário do Rocio deve recuperar todo o jardim no entorno da Igreja.
Por fim, o reitor destaca que o andamento das benfeitorias está dentro do cronograma e que será um presente aos fiéis em plena festa de Nossa Senhora do Rocio de 2017. “Tudo que é possível estamos recuperando”, finaliza.