As obras no entorno do Aquário continuam ocorrendo dentro do planejado. Além de outras melhorias, o projeto prevê a revitalização das áreas do estacionamento, calçadas, jardim e da Praça de Eventos Mário Roque. A iluminação do Aquário será modernizada e todo o calçamento será substituído por paver (blocos de concreto), com rampas de acesso para pessoas com dificuldades de locomoção.
Atualmente está sendo feito o piso drenante na parte das calçadas. Após terminar essa fase, haverá uma pausa nesse trabalho em frente ao Aquário até que seja concluída a obra do novo Mercado do Peixe já que o antigo – Mercado Brasílio Abud – será demolido. A pausa é para evitar que os permissionários de pescados fiquem sem local para trabalhar enquanto aguardam o término da obra. O novo Mercado do Peixe deve ser entregue em meados de março de 2018.
Na próxima semana, o espaço que hoje abriga o Mercado de Ostras será cercado e esse novo trecho da obra, iniciado. Essa fase deve seguir até aproximadamente novembro deste ano. “Será feita a reforma completa da edificação, que irá contar com a instalação de lanchonete, guichê de venda de passagens, sanitários, sala de espera para o embarque, além de espaço para informações turísticas”, informou a equipe de engenharia da Paraná Edificações, responsável pela fiscalização e acompanhamento da obra. “Para que seja construída a Estação Náutica, temporariamente os vendedores de ostras foram realocados na entrada do Mercado do Peixe Brasílio Abud. Após o término da obra do Mercado do Peixe, os comerciantes de ostras também irão para o novo local”, observou.
O píer que também está contemplado na obra de entorno do Aquário terá modificação na posição, com isso, pode demorar um pouco mais que o previsto para o término.
A fase da obra que compreende o espaço onde está localizado o Mercado Brasílio Abud só iniciará após a entrega do novo mercado, com isso, esse trecho da revitalização deve ser finalizado em aproximadamente julho de 2018.
A obra total do entorno do Aquário, será entregue no primeiro semestre de 2019 e conta com investimentos de R$ 9 milhões do Governo do Paraná, viabilizados pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP). A TSA Consultoria e Engenharia, vencedora da licitação, é a responsável pela obra.