DER-PR afirma que estão sendo feitos serviços para recuperação de pavimento de concreto da via que dá acesso a Paranaguá e ao Porto
As obras na Avenida Bento Rocha, uma das principais portas de entrada de Paranaguá e do Porto, devem ser concluídas até o final de 2019: é o que afirma o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR). A obra foi iniciada no dia 20 de agosto de 2019 e, desde então, passa por bloqueios parciais em seu trecho. Segundo o Estado, quando concluído, todo o trecho desde a ponte do Rio Emboguaçu até a Avenida Portuária, terá novo pavimento de concreto, bem como nova ciclovia e sinalização vertical e horizontal em seus 2,9 quilômetros de extensão.
De acordo com balanço anunciado pelo DER-PR nesta semana, as obras atualmente prosseguem normalmente com foco nos serviços para recuperação do pavimento de concreto da via. "A conclusão da obra está prevista para o final do ano", afirma a assessoria.
Inúmeras melhorias ainda precisam ser realizadas na via em questão para beneficiar o tráfego de veículos, em especial aqueles de grande porte como caminhões que a utilizam como acesso ao Porto de Paranaguá. Nos próximos meses, a pavimentação da avenida deve ser finalizada, bem como a transição de pavimentos, drenagem do pavimento, ciclovias, drenagem, obras de arte correntes, sinalização e outros serviços complementares.
INVESTIMENTO DE R$ 15,9 MILHÕES DA PORTOS DO PARANÁ
Ao todo, segundo balanço anunciado no início da obra, os investimentos somam R$ 15,9 milhões na revitalização. Todos os recursos utilizados são da empresa pública Portos do Paraná, com projeto e execução coordenados pelo DER-PR. "A obra foi dividida em fases para reduzir o impacto no trânsito e na vida dos moradores na região", explica a assessoria.
IMPORTÂNCIA DA VIA
A Avenida Bento Rocha é a principal via de acesso ao Porto de Paranaguá, com tráfego de mais de três mil caminhões por dia. "Desde a última obra, em 2004, a quantidade de cargas movimentadas em Paranaguá aumentou 70%, chegando a 50 milhões no último ano. A previsão da APPA é movimentar 80 milhões de cargas em 2030 e a melhoria dos acessos aos terminais paranaenses é uma das prioridades para o crescimento", informou a assessoria no início do investimento.
Com informações da AEN