Foi realizada na tarde de quarta-feira, 27, uma coletiva de imprensa para a apresentação das obras de revitalização do entorno do bairro Rocio, que abriga o Santuário de Nossa Senhora do Rocio, Padroeira do Paraná. O evento aconteceu no Salão Social do Santuário, em Paranaguá.
Estiveram presentes à reunião o secretário estadual de Desenvolvimento Urbano, João Carlos Ortega; o prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque; vice-prefeito e secretário municipal de Obras, Arnaldo Maranhão; diretor de Engenharia e Manutenção da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina, engenheiro Rogério Amado Barzellay, representando a APPA; padre Redentorista Joaquim Parron; vereador Luiz Maranhão, representando a Câmara de Paranaguá e imprensa local.
Também participaram da reunião o diretor administrativo e financeiro da APPA, Luiz Fernando Gaspari de Oliveira, os vereadores Adilson Tucano Zella e Waldir Leite.
O secretário estadual de Desenvolvimento Urbano, João Carlos Ortega, destacou a contribuição do Estado para que haja melhorias na região.
“Estaremos contribuindo com melhorias no entorno do Santuário do Rocio com recursos a fundo perdido, para que possamos, nesta importante parceria com o município de Paranaguá, trazer estes recursos de aproximadamente R$ 1,5 milhão para a revitalização da praça. Isso vai dar uma nova vida ao local, com paisagismo, calçamento, estacionamento. É um momento de união, em que o porto está fazendo sua parte também com acessos, a prefeitura com pavimentos e o Governo do Estado presente com este recurso para a revitalização. O turismo e o turismo religioso são bandeiras do governador Ratinho Júnior. É uma obra importante para o bairro Rocio e essa é a nossa contribuição”, enfatiza Ortega.
O prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque, destacou a importância dessa parceria para o município.
“Há muito tempo não víamos isso. O Rocio é um bairro muito importante não só para Paranaguá, mas para o Paraná, por acolher o Santuário da Padroeira do Paraná, e merece uma manutenção e revitalização, pois gera empregos, turismo e renda, recebendo romeiros de todo o Paraná e do Brasil. Esta semana, anunciamos a reforma do Colégio Costa e Silva, uma obra de R$ 2 milhões, estamos nos próximos dias licitando a finalização das obras do mega Rocio, algo que estava abandonado por muito tempo, e também estamos com o Ortega, agilizando a reforma do entorno da praça do Rocio, as vias de acesso que precisam ser reformadas. Então são obras importantes, que sabemos que são do entorno do porto, mas que possuem pessoas que vivem aqui e temos o nosso bem maior, o Santuário da Padroeira do Paraná”, destaca Marcelo Roque.
O vice-prefeito Arnaldo Maranhão falou da parceria entre porto e a cidade.
“Estou muito feliz em poder ver estar caminhando juntos o Porto, o Governo do Ratinho Júnior e a cidade de Paranaguá. Isso é um fato inédito na cidade e quem ganha é a população de Paranaguá e do litoral. São anúncios de projetos e obras importantes para o turismo religioso que gera emprego e renda”, disse Maranhão.
O diretor de Engenharia e Manutenção da APPA, engenheiro Rogério Amado Barzellay, enfatiza que as reuniões começam a dar frutos.
“Durante as reuniões realizadas, a APPA se comprometeu a fazer um grupo de trabalho e já houve uma evolução deste grupo. Estamos já atendendo a comunidade e a própria igreja e caberá à APPA durante a revitalização. Isso envolve um asfaltamento de uma área grande, nós já pedimos uma autorização à Agência em Brasília, pois estes recursos são federalizados, não podem ser usados fora do porto e vão ser em função de acesso, de medidas compensatórias”, destacou o diretor, enfatizando que também foi anunciado, na oportunidade, o trapiche do Rocio, em que o projeto executivo já está contratado, os levantamentos já estão sendo feitos.
Representando a Câmara de Paranaguá, o vereador Luizinho Maranhão falou da união de esforços. “Foi uma reunião inédita e histórica realizada no bairro Rocio, com representantes da APPA, Governo do Estado e do município de Paranaguá, Executivo e Legislativo, e o santuário. Isso está acontecendo porque é uma forma diferente das pessoas pensarem, temos um governador que é um homem de diálogo, que está compromissado em desenvolver o turismo no litoral e a APPA, que antes estava de costas para o município, hoje está de frente para Paranaguá. O diretor-presidente Luiz Fernando é um homem de diálogo, muito conceituado em Brasília e ajudará muito a cidade de Paranaguá”, enfatizou o vereador.
O padre Joaquim Parron avalia como histórica a reunião.
“Foi uma reunião histórica aqui no bairro do Rocio, pois colocamos juntos o Governo do Estado, o Governo Municipal, a APPA e a comunidade local. Para nós é uma vitória muito grande, pois temos muitas instituições que somam juntas para melhorar o bairro do Rocio, as vias de acesso à praça, favorecendo para que o peregrino e o turista religioso que vem para Paranaguá possam ter um acesso fácil ao bairro seja a pé, de bicicleta ou de carro, e encontrar um lugar bem cuidado. E estamos vendo isso no desejo do governador Ratinho Júnior, do prefeito Marcelo Roque e do diretor-presidente da APPA, Luiz Fernando, que o Rocio se torne mais importante para Paranaguá e quem ganha é o povo paranaense, pois o Santuário estará em um local mais viabilizado”, avalia Parron.