Na quinta-feira, 26, a Prefeitura de Morretes anunciou a homologação da licitação para pavimentação da Estrada da América, na área rural de Morretes. Com mais de 200 anos de história, a vida liga diversas comunidades rurais ao perímetro urbano do município, escoando a agricultura local, bem como beneficiando o ecoturismo e o turismo rural, itens essenciais para a economia de Morretes. O processo de licitação foi avaliado e revisado com parecer jurídico da Procuradoria Jurídica e Controladoria Interna positivo, sendo agora enviado para o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Seil) e Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PR) para análise e posterior assinatura de contrato com a empresa ganhadora da concorrência da licitação. Após isso, a perspectiva é de que em novembro as obras se iniciem com o aval dos órgãos do Estado competentes.
Em vídeo, o prefeito Sebastião Brindarolli Júnior, o “Júnior Brindarolli”, agradeceu a equipe do município, por meio do Procuradoria Jurídica e Controladaria Interna, envolvidas na homologação da licitação da benfeitoria. “Agora encaminharemos esse processo ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PR) e à Secretaria de Estado de nfraestrutura e Logística (SEIL), para analisar e acreditamos que o mais breve possível teremos a avaliação de todos esse processo. Tão logo eles assinem, homologuem este processo na Seil, nós assinaremos o contrato com a empresa ganhadora da concorrência de licitação da Estrada do América e essa obra tão sonhada sairá do papel”,
“Esperamos ainda no mês de novembro iniciar as obras. É um sonho que começará a sair do papel em breve, temos muito a fazer, vamos em frente, que Deus nos abençoe”, salienta o prefeito.
Obra orçada em mais de R$ 10 milhões
Em agosto, o secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, representando o Governo do Estado, assinou convênio junto ao prefeito Bridarolli Júnior para futura pavimentação da Estrada do América. Segundo o município, o investimento a ser feito na pavimentação é de R$ 10.402.599,93. “É importante destacar que a Estrada da América conta com três escola rurais, um posto de saúde, três igrejas seculares, estrutura de captação de água da Sanepar para distribuição ao município, bem como a Estrada de Ferro que cruza as comunidades, sendo estes alguns pontos que fazem desta via uma grande referência para Morretes”, acrescenta a assessoria.
“O projeto desta obra prevê detalhes inéditos, visto que, a pavimentação será toda em concreto, se preocupa com a proteção ao meio ambiente, transmitindo menos calor que o pavimento asfáltico e mais coeficiente de frenagem, reduzindo a possibilidade de acidentes. Outro fator importante é que este projeto fornece a permeabilidade correta das chuvas, outro grande problema existente na região”, informa a Prefeitura.
De acordo com a assessoria em agosto, os projetos de engenharia das obras na via foram finalizados pela Prefeitura de Morretes, com obra licenciada pelo Instituto Água e Terra (IAT), possuindo agora também o convênio com o governo estadual assinado, assim como as operações de crédito aprovadas pela Câmara Municipal, restando a inclusão na Lei Orçamentária que foi apreciada pelos vereadores, com continuidade do procedimento no processo licitatório realizado. Agora, o DER-PR e Seil analisarão todo o processo para dar prosseguimento e início das obras, possivelmente em novembro de 2023.
Com informações da Prefeitura de Morretes