O Governo do Estado anunciou neste mês algumas novidades quanto à infraestrutura no litoral do Paraná. Entre elas, o início da recuperação da Avenida Ayrton Senna que precisa inicialmente de um projeto para posterior execução da obra. Além disso, ainda há planejamento para a recuperação dos trapiches na Ilha do Mel e em comunidades marítimas.
Segundo a Portos do Paraná, a licitação para contratação da empresa que fará o projeto de revitalização da Avenida Ayrton Senna está em prazo de recurso. A publicação foi realizada na sexta-feira, 7, portanto o prazo para interposição de recursos segue até o dia 14 de fevereiro.
Acordo com concessionária
De acordo com informações divulgadas pelo Governo do Estado, estão presentes no acordo de leniência com a concessionária Ecorodovias (empresa que controla a Ecovia e a Ecocataratas) outras obras. Entre elas, a de duplicação da PR-407 no entroncamento com a PR-412, uma extensão de 830 metros em cada sentido, compondo uma rótula, no perímetro urbano de Pontal do Paraná.
A Avenida Ayrton Senna também receberá uma passarela no km 1, em Paranaguá. Além disso, ainda há a alça de retorno na BR-277 com a PR-508, no acesso da Alexandra-Matinhos; e a iluminação de cinco quilômetros na BR-277 na entrada de Paranaguá. A intenção é melhorar a segurança da movimentação de cargas, da população e evitar prostituição. A previsão é que as obras no acordo de leniência fiquem prontas até 2021.
Os investimentos para recuperação dos trapiches são da empresa Portos do Paraná (Foto: AEN)
Trapiches
Entre as obras anunciadas ainda constam algumas intervenções na Ilha do Mel e nas comunidades marítimas. Na Ilha do Mel, os trapiches ganharão ainda em 2020 novo sistema elétrico de iluminação, sistema de drenagem, novos dispositivos de segurança e sinalização, e dispositivos de acessibilidade (flutuantes) e de auxílio à atividade pesqueira, como estruturas para amarração de embarcações (cabeços). Os trapiches ainda terão bancos de espera, proteção lateral para segurança e cobertura, segundo o Governo do Estado.
Outros locais também receberão a estrutura como as comunidades de Amparo, Europinha, Eufrasina, Ilha do Teixeira, Piaçaguera, Rocio e Vila Maciel. Assim como na Ilha dos Valadares (um no mar de fora e outro próximo à passarela) e nas cidades de Pontal do Paraná (Vila dos Pescadores) e Antonina (na Ponta da Pita e no Portinho). Os investimentos são da empresa Portos do Paraná.
A Ilha do Mel receberá também o investimento de R$ 8 milhões para melhorias na infraestrutura.
“Estão sendo feitas obras de revitalização da Praça de Alimentação e da Praça Central de Encantadas, além de limpeza dos canais, reforma das passarelas existentes e no Receptivo de Turistas de Nova Brasília. Estão previstos, ainda, receptivo de Encantadas, mirantes, passarelas e projetos de acessibilidade”, evidenciou o Governo do Paraná.
Ilha das Cobras
O Governo do Estado fará na Ilha das Cobras uma escola de turismo e gastronomia voltada para a capacitação dos moradores no litoral. O local também deve ser aberto para receber turistas e para a instalação de restaurante-escola, que servirá comidas típicas caiçaras. O local abrigava a residência oficial de veraneio dos governadores.
O Sebrae e o Senac serão os responsáveis pelos cursos, que devem iniciar ainda neste semestre e serão gratuitos e voltados para os filhos de pescadores, a comunidade lindeira e donos de bares, restaurantes, lanchonetes e pousadas dos sete municípios do litoral.
Com informações da Agência Estadual de Notícias