Na segunda-feira, 9, o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior, anunciou cinco projetos de infraestrutura que serão realizados na região litorânea do Estado. Ao todo, serão aplicados no litoral R$ 20 milhões pela concessionária que administra a BR-277, PR-407 e PR-508 em cinco projetos que visam à segurança dos moradores, turistas e o sistema de escoamento de produção até o Porto de Paranaguá.
As obras no litoral integram um pacote que abrange também outras regiões do Paraná. Todas as intervenções serão executadas com recursos do acordo de leniência de R$ 400 milhões firmado pelas concessionárias que administram algumas rodovias no Estado com o Ministério Público Federal (MPF).
PROJETOS PARA O LITORAL
As obras serão a duplicação da PR-407 no entroncamento com a PR-412, uma extensão de 830 metros em cada sentido, compondo uma rótula, no perímetro urbano de Pontal do Paraná; uma passarela no km 01 da Avenida Ayrton Senna, em Paranaguá; uma passarela no km 77 em São José dos Pinhais, atendendo a comunidade São Judas Tadeu; a alça de retorno na BR-277 com a PR-508; e a iluminação de cinco quilômetros na BR-277 na entrada de Paranaguá, para melhorar a segurança da movimentação de cargas, da população e evitar prostituição.
O secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, explicou que as obras escolhidas são as mais prioritárias da BR-277.
“Todas as regiões necessitam de mais obras de arte e duplicações, mas temos valores específicos e agimos pela prioridade”, pontuou, lembrando que as escolhas foram referendadas pela Força-Tarefa Lava Jato, do Ministério Público Federal.
REURBANIZAÇÃO DAS PRAIAS
O Governo do Estado finaliza os detalhes para o lançamento do maior projeto de reurbanização do litoral do Paraná. Entre as ações, destaque para as obras de recuperação da Orla de Matinhos, com previsão para a engorda da areia da praia e área de contenção de ressacas, além da construção e revitalização de canais para evitar enchentes.
A proposta foi apresentada ao governador Carlos Massa Ratinho Júnior na terça-feira, 10, por José Luiz Scroccaro, diretor-presidente do Instituto Águas do Paraná, durante reunião de trabalho com todo o secretariado, no Palácio Iguaçu.
O orçamento estimado para o projeto é de R$ 660 milhões. Parte dos recursos virá do empréstimo, já autorizado pela Assembleia Legislativa, no valor total de R$ 1,6 bilhão. Um consórcio de instituições financeiras formado pelo Banco do Brasil, Itaú, Santander e Caixa Econômica Federal venceu a concorrência pública aberta pelo Governo do Paraná para a operação de crédito.
“É um projeto muito ambicioso, que vem sendo proposto desde 1996 e busca revitalizar o litoral por completo”, afirmou Ratinho Júnior. Ele ressaltou que a proposta mescla a melhoria do atendimento aos turistas, com reflexo direto na atividade econômica dos municípios, com o aspecto social. Ele destacou que o projeto prevê ações de macro e microdrenagem, resolvendo o problema de alagamentos na região.
“A orla vai ficar mais bonita e atrativa. E os moradores no litoral ficarão livres das enchentes na porta de casa”, disse Ratinho Júnior. “Com isso, o Paraná volta a ter condições para brigar com o litoral de Santa Catarina por mais turistas”, completou.
INTERVENÇÕES
As intervenções propostas consistem na colocação de estruturas semirrígidas implantadas no canal da Avenida Paraná, no desemboque do Rio Matinhos e em Saint Etienne, no espigão ao Norte da Praia Brava e nos headlands (estruturas de pedras para reter a areia) localizados nos balneários Saint Etienne e Riviera. Saint Etienne ganhará um canal novo para ajudar na contenção das cheias, minimizando o impacto sobre o Rio Matinhos.
O projeto de paisagismo contempla, ainda, novos quiosques, pistas de caminhada, ciclovias e áreas de restinga. “É um sonho antigo do Paraná, atendendo moradores e turistas, oferecendo lazer e melhor qualidade de vida”, explicou José Luiz Scroccaro, diretor-presidente do Instituto Águas do Paraná.
A duplicação completa da Juscelino Kubitschek de Oliveira, em Matinhos, completa a proposta de reurbanização. De acordo com Scroccaro o projeto executivo está pronto, aguardando apenas a revisão final. Com isso, a previsão é que a obra possa começar ainda em 2020.
EMPRÉSTIMO
A recuperação da Orla de Matinhos integra um pacote maior de intervenções urbanas no litoral. Cerca de R$ 600 milhões do empréstimo de R$ 1,6 bilhão contraído pelo Estado serão destinados à região.
Com informações da AEN