Na sexta-feira, 27, o governador Carlos Massa Ratinho Junior lança, às 9h, a obra da ponte que ligará os municípios de Matinhos e Guaratuba, uma das benfeitorias mais aguardadas nas últimas décadas no litoral do Paraná. A cerimônia ocorrerá na Avenida Antonio dos Santos Miranda, ao lado da entrada do Ferry Boat, em Guaratuba. A retomada ocorre após recente decisão judicial que derrubou a liminar que paralisava a execução do contrato, permitindo com isso que o Governo do Estado retorne com o andamento do projeto.
“A construção da ponte resolve um dos principais gargalos de infraestrutura do Litoral do Paraná. A obra foi licitada no final de 2022 e o consórcio vencedor foi o Nova Ponte. O investimento na obra será de R$ 386,9 milhões, com prazo total estimado para execução de 32 meses. Ao todo, entre ponte e vias de acesso, a extensão do projeto chega a 3,07 quilômetros”, informa o Governo do Estado.
O governador Ratinho Júnior se manifestou positivamente sobre a decisão judicial e retomada das obras. “Agora poderemos, unidos e em paz, dar continuidade às obras da Ponte de Guaratuba”, destacou.
Decisão judicial
O lançamento da obra ocorre após, na tarde da quarta-feira, 25, o presidente do Tribunal Regional Federal da 4.ª Região (TRF-4), o desembargador Fernando Quadros da Silva, derrubou a liminar concedida pela Justiça Federal do Paraná que havia suspenso a licença prévia para construção da Ponte de Guaratuba. A Suspensão de Liminar e de Sentença n.º 5035332-85.2023.4.04.0000/PR, atendeu pedido do Governo do Paraná e do Departamento de Estradas e Rodagem do Paraná (DER-PR), ambos requerentes, determinado o imediato retorno da execução do contrato da obra, que está em orçada em mais de R$ 286 milhões, sendo executada pelo Consórcio Nova Ponte após vencer licitação no fim de 2022.
O secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, comemorou a decisão judicial para retomada das obras da ponte de Guaratuba. “Em nome do Governo do Paraná, da SEIL e DER-PR, nós queremos comunicar aos paranaenses que no dia de hoje, quarta-feira, 25 de outubro, nós obtivemos vitória no TRF-4 em Porto Alegre, derrubando a liminar e retomando imediatamente a execução do contrato da construção da Ponte de Guaratuba”, destaca.
“É uma grande vitória de uma obra aguardada há 50 anos. Eu quero cumprimentar, em nome do engenheiro Furiatti, toda a equipe do DER-PR e que nos próximos dias nós estaremos no canteiro de obras em Guaratuba junto com o governador Ratinho Júnior para executar a decisão judicial”, finaliza Sandro Alex.
Com informações da AEN