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Infraestrutura

Governador do Paraná e ministro da Infraestrutura apresentam novo modelo de concessão de rodovias

Contratos devem garantir tarifas menores de pedágio e obras de manutenção

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Na quarta-feira, 11, o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior e o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, apresentaram os detalhes da nova concessão de 3,3 mil quilômetros de rodovias do Paraná. O Estado e a União formataram uma metodologia específica para os seis lotes, de maneira a garantir tarifa mais baixa, disputa livre na Bolsa de Valores e garantia de R$ 44 bilhões em execução de obras.

O pacote deve ir a leilão após passar por análise detalhada do Tribunal de Contas da União (TCU). O projeto foi concebido com apoio da sociedade paranaense, do setor produtivo, dos deputados estaduais e da bancada federal. Será a maior concessão da América Latina, de acordo com o Governo do Paraná.

Foto: Jonathan Campos/AEN

O modelo tem como base três premissas: menor tarifa, maior número de obras e transparência. O contrato será de 30 anos. Vence o leilão quem apresentar o maior desconto na tarifa de pedágio. O Paraná será o único Estado sem outorga e sem o limitador de desconto no leilão.

Diferenciais

Entre os detalhes dos novos contratos, os mesmos serão realizados em três lotes, com uma combinação de estradas estaduais e federais. As rodovias devem receber iluminação em Led e wi-fi em todos os trechos indicados, que somam 3,3 mil quilômetros no Estado. Os contratos ainda preveem mais de mil viadutos, trincheiras e passarelas, além dos custos de manutenção das rodovias. Segundo o Governo do Estado, as tarifas de pedágio poderão ter redução de até 50% no Paraná.

Dia histórico

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, destacou a união de esforços para a conclusão do projeto

O ministro de Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, frisou que a data é relevante, pois marca a união de esforços para a construção desse modelo de concessão, que já é referência.

“É um dia histórico, em que a gente celebra a concretização de um grande esforço coletivo, crava um modelo que vai nos conduzir seguramente a um leilão bem sucedido. De nada adianta bater um martelo na bolsa, celebrar aquele dia e contratar uma dor de cabeça, é isso que queremos evitar. E vamos evitar, porque houve aqui um movimento de participação que faz ressurgir em todos nós a esperança no nosso País e a alegria de ser brasileiro”, descreveu Freitas.

Em seu pronunciamento, o ministro destacou os avanços que o Paraná tem obtido nos últimos anos também na área portuária. “Vamos caminhar para o arrendamento de mais dois terminais no porto de Paranaguá, que conta com uma eficiente gestão. O Paraná terá a melhor logística do Brasil”, destacou o ministro.

Foto: Jonathan Campos/AEN

O governador do Paraná, Ratinho Junior, afirmou que o Estado se destaca com as concessões das rodovias. “Dos Estados Unidos para baixo, não terá nenhum projeto com tantos investimentos como o Paraná em termos de quilometragem de duplicações, de infraestrutura, aproximadamente R$ 43,5 bilhões que serão investidos em sete anos”, disse.

“O Paraná, com todo esse passado ruim, de corrupção, de preço alto, não poderia ter um modelo convencional. Nós tínhamos que ter um modelo que fizesse a correção da dívida que o poder público no passado fez com o povo do Paraná”, completou o governador.

Segundo o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, os demais Estados já indicaram interesse em seguir o mesmo direcionamento para a construção de contratos realizado pelo Governo do Paraná.

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