As obras serão realizadas com recursos próprios da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina
O governador Carlos Massa Ratinho Júnior assina na quarta-feira, 5, às 11 horas, a autorização para contratação de empresa especializada em engenharia de obras portuárias, para execução de ações de recuperação do Píer Público de Inflamáveis do Porto de Paranaguá.
Os serviços contratados preveem a limpeza e recuperação de vigas, blocos, dolfins, lajes e estacas. As obras serão realizadas com recursos próprios da Administração dos Portos do Paraná. O prazo para execução das obras será de 18 meses.
A estrutura atual é composta por uma ponte de acesso e dois berços de atracação, que permitem receber dois navios de forma simultânea. Construído na década de 1940, o cais de inflamáveis sofreu algumas intervenções como manutenção e recuperação de alguns trechos. No entanto, por se tratar de uma estrutura antiga e que não passou por recuperação mais profunda, o cais apresenta algumas deteriorações causadas pelo tempo, pelas variações de maré e o contato direto da água do mar com as estacas de concreto e as ferragens, que sofreram corrosão.
Ratinho Júnior assina na quarta-feira, 5, às 11 horas, a autorização para contratação de empresa especializada em engenharia de obras portuárias (Foto: Arquivo ANPr – Rodrigo Félix Leal)
Atualmente, a estrutura é utilizada pela Transpetro, União Volpak, Cattalini e CPA e outras empresas também têm interesse em movimentar pelo píer público. O píer é essencial para o escoamento e importação de óleo vegetal, etanol e combustíveis para atender Paraná, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Além do governador, estarão presentes o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, e o presidente dos Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.
SERVIÇO
Governador autoriza obras para reforma do píer de inflamáveis no Porto de Paranaguá
Data: 05/06/2019 (quarta-feira)
Horário: 11 horas.
Local: Sala de reuniões do 3.º andar. Palácio Iguaçu. Praça Nossa Senhora da Salette, s/n.º, Curitiba – PR.