Na sexta-feira, 29, terceiro e último dia do VIII Congresso Internacional de Desempenho Portuário (CIDESPORT), a Portos do Paraná formou o painel “Os desafios da gestão portuária”. O tema foi debatido pelo diretor-presidente, Luiz Fernando Garcia, e o presidente do Porto Itapoá, Santa Catarina, Cássio Schreiner.
O painel foi mediado pela engenheira e professora Manuela Batista, da Escola Superior Náutica Infante Dom Henrique, de Lisboa, Portugal. Entre os principais desafios, os representantes dos dois portos da região Sul trataram da importância de manter a eficiência para garantir a competitividade, e também do desenvolvimento dos portos pelo investimento em tecnologia e inovação.
“Aqui nos portos do Paraná podemos ressaltar um projeto inovador no Brasil. Nós contratamos e firmamos parceria com a Fundação ValenciaPort, do porto espanhol de Valência, para que ela desenhasse o nosso Port Communitty System”, comenta o dirigente dos portos paranaenses.
Garcia ainda ressaltou que se trata de uma plataforma, cujo objetivo é integrar todos os atores, stakeholders, participantes diretos e indiretos da operação portuária. “O objetivo é que a gente tenha um nível de informação muito precisa e, assim, a gente consiga, tomar decisões e ações preventivas ou corretivas que possam melhorar a eficiência da nossa logística tendo a tecnologia como ferramenta”, pontua.
Organizado pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e com a Universidade de Valência (Espanha), o Cidesport é um evento técnico-científico que visa fomentar e estimular a discussão sobre o desempenho do setor portuário, a partir da perspectiva da comunidade científica e dos profissionais que atuam na gestão dos portos.
As edições são anuais e ocorrem na cidade de Florianópolis, em Santa Catarina. Nos dois últimos anos o evento foi realizado online. Segundo a organização, a meta é, em 2022, retornar à forma presencial.
Fonte: Portos do Paraná