conecte-se conosco

Infraestrutura

Faixa de areia será ampliada em Guaratuba, afirma Governo do Estado

Segundo IAT, está sendo elaborado termo para contratação de projeto para a engorda da praia

Publicado

em

Foto: Arquivo

Uma publicação nas redes sociais do governador Carlos Massa Ratinho Júnior, na quarta-feira, 11, repercutiu no litoral do Paraná, principalmente em Guaratuba, onde o representante do Executivo postou que em breve a orla do município será ampliada, assim como ocorreu em Matinhos. A Folha do Litoral News entrou em contato com o Governo do Estado para saber quais os trâmites que estão sendo realizados para isso ocorra, benfeitoria que, de acordo com o prefeito de Guaratuba, Roberto Justus, é necessária, evitando prejuízos que a maré alta ocasiona anualmente na cidade, assim como incentivando o contexto turístico e estrutural da região.

“O Governo do Estado está dando início, por meio do Instituto Água e Terra (IAT), à elaboração do termo para a contratação do projeto para a engorda da faixa de areia na praia de Guaratuba. Os detalhes sobre a obra serão definidos neste estudo”, explica em nota o IAT, sobre as obras, que ainda não têm data para serem iniciadas, sendo necessários ocorrerem os trâmites legais para isso.

Governador e prefeito

Na quarta-feira, 11, Ratinho Júnior utilizou as redes sociais para anunciar a benfeitoria em Guaratuba. “Primeiro foi a Orla de Matinhos, e agora é a vez da Praia de Guaratuba ter a sua faixa de areia ampliada. Este é o novo litoral do Paraná”, destacou o governador por meio do Twitter e Facebook.

O prefeito de Guaratuba, Roberto Justus, comemorou o anúncio também em suas redes sociais. “Enquanto uns brigam, outros trabalham. Mais um fruto da parceria com o governador Ratinho Júnior”, destaca. Em entrevista à TV Globo/RPC, Justus salientou a necessidade da melhoria, visto o avanço da maré ocasionado pelas mudanças climáticas globais, algo que gera despesa à prefeitura de R$ 500 mil ao ano em obras de revitalização e conserto do que as ressacas derrubam. 

“Todo ano vem ali, julho, agosto, período de ressacas, e precisamos fazer uma manutenção e consertar tudo que foi atingido pela maré. Acho que em um primeiro ponto, fazer uma obra que resolva essa questão, e em um segundo ponto, dar condições para que as pessoas frequentem as praias o ano inteiro e em um terceiro ponto garantir maior movimento para nossa cidade”, afirmou Roberto Justus em entrevista à RPC.

Engorda garantida em reunião da Verão Maior Paraná

A Prefeitura de Guaratuba, em notícia divulgada em 6 de janeiro, destacou que o “Governo do Estado garante engorda das praias de Guaratuba”. O anúncio foi feito pelo secretário do Esporte do Paraná e coordenador-geral do Verão Maior Paraná, em reunião ocorrida em Matinhos da operação em questão com a presença da secretária Municipal da Cultura e Turismo de Guaratuba, Thais Salvi, representando o prefeito.  “Ao mencionar Guaratuba, o secretário Helio Wirbiski, destacou que também intensificará o apoio à cidade durante o carnaval deste ano. O secretário ainda reforçou o compromisso do Estado em realizar a engorda da praia”, informa a assessoria do município.

Exemplo positivo de Matinhos

Em 19 de outubro de 2022, o governo estadual finalizou as obras de engordamento da faixa de areia em Matinhos. “A praia foi alargada em até 100 metros em uma extensão de 6,3 quilômetros (do Canal da Avenida Paraná até o Balneário Flórida). A engorda da praia é uma das etapas do Projeto de Recuperação da Orla de Matinhos, com investimento total de R$ 314,9 milhões”, informa. Outro ponto é a revitalização da beira-mar de Matinhos, com novas calçadas, acessibilidade e urbanismo.

O projeto atualmente se concentra em diversas frentes de trabalho para recuperação da orla de Matinhos, além da engorda. Um desses focos de atuação é a construção do primeiro headland (cabeça, forma de relevo costeira) no Pico de Matinhos que está em vigência. Serão construídas outras estruturas iguais nos balneários Riviera e Flórida, com o objetivo de garantir a estabilidade da areia da praia.  “O espigão em Caiobá e os dois headlands (nos balneários Riviera e Flórida) integram as estruturas marítimas a serem construídas ao longo dos 6,3 km da Orla de Matinhos”, detalha o Estado.

Com informações da AEN, TV Globo (RPC) e Prefeitura de Guaratuba

Em alta

plugins premium WordPress