Na terça-feira, 18, o vice-governador do Paraná, Darci Piana, junto ao prefeito de Paranaguá, Adriano Ramos, realizou uma vistoria técnica na Estação Ferroviária, prédio histórico que poderá sediar futuramente um Café-Escola, uma iniciativa que mescla educação, gastronomia, preservação do patrimônio e cultura. O objetivo da Prefeitura é viabilizar a revitalização de locais históricos, bem como utilidade para esses espaços, com foco no lazer da população e no avanço do turismo em Paranaguá.
📲 Clique aqui para seguir o canal da Folha do Litoral News no WhatsApp.
Segundo o vice-governador, o Café-Escola poderá ser viabilizado em uma possível parceria com o Sesc, que revitalizaria não apenas a Estação Ferroviária, mas também o entorno do prédio. “O Sesc assume a estação, restaura tudo e transforma o local em um centro de cultura, mantendo a tradição e viabilizando no que for possível para atender a população e os turistas”, afirma Darci Piana.

“A transformação deste espaço em um local de cultura e lazer, que pode incluir uma área gastronômica sem perder suas características, torna o local um ponto de atração turística e beneficia moradores e visitantes”, ressalta o prefeito Adriano Ramos. Segundo ele, o projeto conta com amplo potencial e beneficiaria a valorização do patrimônio histórico e o incentivo ao turismo.
Segundo a vice-prefeita Fabiana Parro, o possível avanço será extremamente simbólico para a cidade. “Este é o primeiro passo de uma grande transformação, um movimento para fazer desse espaço um local de benefício à população e fortalecimento do nosso turismo”, complementa.

Legislativo
“A análise dessa possível parceria entre o município e o SESC para revitalizar o espaço e instalar um Café-Escola será de grande utilidade para a população, preservando a memória local e fortalecendo cultura, educação e turismo”, afirma o presidente da Câmara Municipal, vereador Adalberto Araújo, frisando o apoio do Legislativo ao projeto.
Secretariado
Segundo a secretária municipal de Planejamento e Gestão, Vania Foes, a ocupação dos prédios históricos é importante para que eles sejam não apenas revitalizados, mas também conservados. “Imóveis históricos precisam ser utilizados, quando estão em uso, é possível recuperar, acompanhar e preservar a estrutura. A estação é um espaço emblemático para Paranaguá”, destaca.

De acordo com o secretário municipal de Cultura e Turismo, José Reis de Freitas Neto, a proposta do Café-Escola é extremamente positiva para o município. “Modelos como esse já são adotados em outros municípios, em parceria com Senac e Fecomércio. Além de preservar, damos nova utilidade ao espaço e o Café-Escola pode ser um grande ganho para a cidade”, destaca.
Iphan
“Por ser área protegida, todas as intervenções dependem de aprovação do Iphan, garantindo a preservação da arquitetura original. O espaço também poderá contar com um ponto gastronômico, como um café colonial, desde que alinhado à proteção do patrimônio. Com mais esse avanço, a Prefeitura de Paranaguá reafirma seu compromisso com a revitalização do centro histórico e a promoção da cultura e do turismo, criando novos espaços de convivência e desenvolvimento para a comunidade”, finaliza a Prefeitura de Paranaguá.
Com informações da Prefeitura de Paranaguá





