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Infraestrutura

Diretor-presidente da EPR Litoral Pioneiro faz balanço de seis meses de atuação da concessionária

Marcos Moreira explicou melhorias que serão realizadas em vias do litoral

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"Estamos fazendo esse exercício ativo de ouvir, de ser recebido em ambientes como aqui da Folha do Litoral News que nos permite pedir esta licença social e contribuir", afirma o diretor-presidente, Marcos Moreira

Na noite da terça-feira, 20, o diretor-presidente da EPR Litoral Pioneiro, Marcos Moreira, que administra as rodovias entre Curitiba e o Litoral do Paraná, bem como nos Campos Gerais e Norte Pioneiro, concedeu entrevista na Folha do Litoral News onde fez um balanço da atuação de seis meses da concessionária desde que assumiu a concessão no início de 2024. O gestor  explicou os investimentos realizados em limpeza, sinalização, atendimento ao usuário, melhoria das vias, recuperação dos Serviços de Atendimento ao Usuário (SAUs) e praça de pedágio, entre outros avanços, projetando investimentos que serão feitos nos próximos meses e anos na BR-277, assim como em vias estaduais administradas pela concessionária no litoral paranaense, bem como na entrada de Paranaguá por meio das avenidas Ayrton Senna e Bento Rocha. 

Junto ao coordenador de Comunicação da EPR Litoral Pioneiro, Alex Bark, Marcos Moreira foi recebido pelo  diretor empresarial da Folha do Litoral News, Antonio Saad Gebran Sobrinho. “A gente vem tendo uma experiência muito gratificante. Se perguntarmos para muitas pessoas da nossa equipe, algumas vão dizer que parece que estamos há alguns anos aqui, tamanho a concentração e desafio que temos pela frente. Nós pegamos alguns trechos que de fato estavam mais necessitados de serviço, importante deixar claro que além de atender esse principal trecho nosso que é a BR-277 entre Curitiba e Paranaguá, bem como as duas PR´s de conexão a Matinhos e Pontal do Paraná, atendemos mais de 400 quilômetros nos Campos Gerais e Norte Pioneiro”, ressalta Moreira, frisando que a empresa existe na geografia por 600 quilômetros. “Estamos neste momento com uma presença mais evidente. É possível ver que os serviços que a gente fez passam a sair da linha d’água, porque antes tivemos que nos concentrar em empatar o jogo, com serviços constantes de roçada, dispositivos de drenagem em cima ou em baixo da Serra do Mar, com as caixas de contenção e passagem, então este foi um esforço grande, onde notamos que nesses seis meses não tivemos nenhum risco de deslizamento”, afirma o diretor-presidente.

Moreira destaca a realização da sinalização vertical com substituição de placas, onde cada rodovia conta com placas específicas. “Estamos no segundo ciclo de pavimento. Fizemos o primeiro de tapa-buracos, onde tivemos milhares de buracos tapados no nosso trecho. Agora, começamos com o trabalho de fresagem, microfresagem, capa e microrrevestimento e em seguida virá a sinalização horizontal, com as tachas, tachões, olhos de gato, então isso a gente começa a evidenciar. Outro investimento feito foram os vários serviços de limpeza, as barreiras que todo mundo convive com elas, onde começamos a notar que a sinalização está nova, a barreira está sendo limpa. Penso que agora o ciclo que a gente tem para entregar trabalhos iniciais onde temos prazo de um ano, devemos cumprir em um prazo com antecipação, porque haverá a temporada, onde é um público diferente que vai usar, convivendo com o tráfego comercial dos veículos que são os caminhões”, destaca.

Investimentos

“Começaremos a fazer entregas de muita repercussão. Essas estradas vão virar grandes canteiros de obras, porque vamos triplicar os trechos da BR-277, vamos duplicar a PR-407, é uma demanda do estado do Paraná. A ligação de Paranaguá com Pontal é estratégica para todos nós. Essas obras que a partir de ano que vem com canteiros que já deverão ser formados com os primeiros movimentos de terrapleno, iremos começar a perceber essas grandes entregar, que acontecem todas até o final do sétimo ano de concessão, são 350 quilômetros de duplicação, triplicação dos trechos da BR-277, são 130 retornos em desnível, então você têm um volume para o Paraná que será transformador, algo dentro da agenda de desenvolvimento que estamos experimentando. O Porto de Paranaguá é reflexo disso, é o grande destinatário deste serviço”, ressalta, destacando outras demandas que estão sendo feitas em infraestrutura no litoral, como a construção da ponte de Guaratuba e a engorda da orla de Matinhos e futura engorda da orla de Guaratuba, destacando que a EPR Litoral Pioneiro atua em consonância investindo em infraestrutura viária, somando positivamente. 

O diretor-presidente da EPR Litoral Pioneiro, Marcos Moreira, foi recebido pelo diretor empresarial da Folha do Litoral News, Antonio Saad Gebran Sobrinho

Marcos Moreira ressalta a importância do diálogo com a comunidade para entender todas as demandas da sociedade paranaense e litorânea. “Falamos muito do conceito da licença social. Muito se fala das licenças ambientais, ou dos estudos de impacto social que estão dentro das licenças ambientais, mas essas estão previstas em Lei e são obrigatórias. A licença social é maior do que isso, você não tem nem regra, por isso que ela é mais difícil, se exige mais e é uma obrigação por parte da EPR trabalhar nesse sentido, pedindo licença mesmo, demonstrando trechos que vamos melhorar da rodovia e pedindo de que forma impactaremos da melhor maneira”, salienta.

Vias de acesso a Paranaguá

“Esse contrato de fato é diferente, tanto na questão da engenharia dos investimentos que são divididos para cá. Por uma circunstância do contrato de concessão anterior, as duas vias de acesso aqui não eram comportadas no programa de investimentos. Então, falando desse campo, teremos a duplicação da Avenida Bento Rocha e melhorias importantes na Avenida Ayrton Senna, que já é duplicada, mas irá receber marginais, vias marginais de acesso, ciclovias que são importantes, é um modal de transporte que não pode ser colocado em outro plano, pois demanda investimentos e atenção para questão de segurança, então as ciclovias serão qualificadas nas duas vias”, afirma Moreira.

Outro avanço será o funcionamento da operação com serviços da concessionária nas duas vias de Paranaguá. “Funcionarão o serviço de guincho para fazer a remoção do veículo, o serviço de atendimento pré-hospitalar que se somam a outras forças importantes que já existem no município, então agregamos mais valor, não suprimindo a importância do SAMU e outros serviços de atendimento pré-hospitalar que são e sempre foram muito eficazes. Então, a gente vem trazer mais condição de atendimento, melhorando tudo isso, com inspeções de tráfego e, em um futuro breve, o marco contratual é para dois anos, devemos ter a rodovia inteira coberta por câmeras, então isso será importante”, completa, destacando a futura oferta de sinal 4G e 5G no município e inclusive no trecho da Serra do Mar, sem as chamadas “zonas de sombra” para celular.  

“Temos que consultar as parcelas da sociedade, onde estão os moradores, os motoristas, os terminais, os poderes constituídos, onde temos que entender isso, por isso a nossa recepção aqui em Paranaguá é algo que nos deixa muito contentes, por podermos conversar”, afirma o diretor-presidente. 

Atendimento ao usuário e relação com a comunidade

Gestor salienta serviços de limpeza, drenagem, sinalização, pavimentação e atendimento ao usuário realizados, projetando investimentos nas vias de acesso a Paranaguá e vias do litoral / Foto: EPR Litoral Pioneiro

O gestor destacou a entrega dos postos de atendimento da EPR Litoral Pioneiro, uma das primeiras benfeitorias da concessionária. “Neste primeiro momento entregamos eles de maneira provisória, mas já com serviços à disposição. As bases definitivas serão ampliadas e terão mais conforto aos usuários, sendo elas fundamentais para o usuário que precisa recorrer imediatamente ali a uma instalação. Nelas estão as nossas ambulâncias, os guinchos, viaturas de inspeção, formando uma rede de atendimento que é controlada por um Centro de Controle de Operações que está em São José dos Pinhais, na nossa praça de pedágio, onde conseguimos cobrir não só o trecho principal, como os Campos Gerais e Norte Pioneiro, chegando até Jacarezinho, cortando o estado inteiro”, afirma. 

“Nesse exercício de diálogo pedimos licença social para todas as parcelas da sociedade que são ouvidas, onde recebemos todas as demandas, processando-as no sentido de entendê-las, por isso é importante recebermos demandas pelos nossos canais de comunicação”, afirma o diretor-presidente. “Estamos fazendo esse exercício ativo de ouvir, de ser recebido em ambientes como aqui da Folha do Litoral News que nos permite pedir esta licença, contribuir, diferentemente da licença ambiental que inclusive seguimos esses parâmetros, estando em dia, porém a licença social é um exercício ativo, não sabemos o quanto precisa explorar, por isso que a gente explora o quanto é possível”, finaliza Marcos Moreira.    

Confira vídeo da entrega da EPR Litoral Pioneiro no trecho da BR-277 do KM-40, na Serra do Mar, com relação ao desmoronamento que antecedeu a concessão na via federal:

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