A Associação dos Terminais do Corredor de Exportação do Porto de Paranaguá (ATEXP), através do diretor Andre Maragliano, integrou a comitiva brasileira do Brasil Export, que esteve em missão internacional na Ásia.
Dentre as atividades, Andre Maragliano, que também é conselheiro do Sul Export (Conselho Regional do Brasil Export), explica que atualmente existem três fóruns internacionais que são braços da entidade. “O Brasil Export vem ampliando a sua participação internacional com a realização do Portugal Export, Mercosul Export, que este ano foi em Montevideo, no Uruguai e do Singapura Export. E coincidiu do Singapura Export acontecer junto com a missão internacional, viagem da comitiva Brasil Export, que todos os anos encerra suas atividades fazendo visitas técnicas em Portos de grande relevância. Neste evento, pudemos fazer a apresentação da Associação dos Terminais do Corredor de Exportação – ATEXP”, explicando a importância e relevância do nosso corredor de exportação. “Somos um modelo único no mundo, onde 10 empresas, naturalmente concorrentes, compartilham não somente os berços de atracação, mas principalmente, a gestão das operações e manutenção dos ativos do Corredor de Exportação. Conseguimos focar naquilo que nos aproxima e não no que nos afasta, ou seja, encontramos um propósito comum. E esse é nosso maior trunfo. Antes da criação da Atexp e desse propósito comum, acreditava-se que a capacidade do corredor de Paranaguá era de 16 milhões de toneladas por ano, hoje já operamos mais de 20 milhões de toneladas e a expectativa é de novo recorde em 2023, superando a marca de 21 milhões de toneladas no ano”, comenta Maragliano.
“São três berços de atracação e 10 empresas conectadas no mesmo complexo, receita certa para dar tudo errado. Mas a seriedade dessas empresas, associadas à ATEXP (AGTL, Aocep, Cargill, Centro Sul, Cimbessul, Coamo, Cotriguaçu, Interalli, Louis Dreyfus e Rocha) na busca pela eficiência, implementação das Regras de Atracação, outro grande diferencial do corredor, fez com que deixássemos a concorrência para um processo anterior à chegada da carga em Porto. Quando a carga está no Porto, o comercial já foi feito e precisamos fazer com que esse volume de carga e os navios operem o mais rápido possível, com a maior qualidade, credibilidade e competitividade para o porto de Paranaguá. E apresentar tudo isso em Singapura foi uma experiência muito gratificante, que é um país recente, que passou por uma transformação absurda nos últimos 50 anos, saíram praticamente do Zero e se tornaram uma grande potência mundial. E só conseguiram isso por meio de objetivos comuns, transformando desafios em oportunidades, algo que conversa muito com nosso modelo de atuação e valores da ATEXP”, enfatiza Maragliano.
ATEXP
A Associação dos Terminais do Corredor de Exportação de Paranaguá – ATEXP – atua no Porto de Paranaguá, um dos maiores graneleiros da América Latina e um dos mais importantes centros de comércio marítimo do mundo. É operada por dez grandes empresas. Juntas elas exportam aproximadamente 20 milhões de toneladas de grãos por ano e pretendem atingir a marca anual de 23 milhões de toneladas.
A ATEXP é responsável pela operação e manutenção do Complexo Corredor de Exportação do Porto de Paranaguá e tem o compromisso de atuar com mais eficiência e eficácia nos serviços sob sua responsabilidade provendo, assim, a seus associados, uma estrutura adequada que lhes oportunize escoar as safras agrícolas com maior rapidez e qualidade.
Brasil Export
Consolidado como o mais abrangente movimento do setor de logística, infraestrutura e transportes no País, o Brasil Export é um fórum permanente, multisetorial e agregador.
Reúne as principais autoridades e lideranças empresariais com o objetivo de fomentar o diálogo, incentivar a inovação e promover conhecimento. Todas as iniciativas do Brasil Export estão voltadas a colaborar para a ampliação da infraestrutura nacional a partir de investimentos diversificados, dentro de uma política de desenvolvimento sustentável.