Trabalhadores dos Correios aprovaram o indicativo de greve, prevista para o dia 19 de setembro. No Paraná, as assembleias foram realizadas nos dias 30 e 31 de agosto, em Curitiba, Londrina, Maringá, Foz do Iguaçu, Cascavel, Ponta Grossa, Guarapuava, Telêmaco Borba e Terra Roxa. As decisões são válidas para todo o Estado. Eles rejeitaram a proposta do ministro Emmanoel Pereira do Tribunal Superior do Trabalho (TST) para a paralisação da campanha salarial até 31 de dezembro de 2017. A data-base deveria ter ocorrido no dia 1.º de agosto.
Os funcionários dos Correios reivindicam 8% de reposição salarial, são contra a ameaça de demissão motivada, privatização, fechamento de agências, falta de segurança, falta de funcionários, alterações no plano de saúde, suspensão de férias e horas-extras, reformas trabalhista e previdenciária, entre outros temas.
O secretário geral do Sindicado dos Trabalhadores dos Correios do Paraná, Marcos Rogério Inocêncio, explica que a antecipação da greve é uma medida emergencial devido ao andamento da campanha salarial, que acabou prejudicada pelas últimas decisões da ECT.
“Queremos o início imediato das negociações com a diretoria da empresa, pois as novas regras da reforma trabalhista começam a vigorar no dia 11 de novembro. Após essa data, os trabalhadores que não tiveram seus acordos coletivos de trabalho homologados até o último dia da data-base da categoria, ficarão sujeitos às novas regras. O risco é o fim de todos os benefícios conquistados pelos trabalhadores e que foram suprimidos pela nova CLT, tais como auxílio-alimentação e refeição, auxílios a portadores de necessidades especiais, horas-extras nos percentuais atuais, entre outras conquistas”, disse Inocêncio.
A ECT recuou dos adiamentos do início das negociações da Campanha Salarial 2017/18 e marcou para a manhã terça-feira, dia 12 de setembro, às 10h30, em Brasília, a primeira reunião com os representantes dos trabalhadores.
Paranaguá conta com o Centro de Distribuição Domiciliária (CDD) e com a agência de captação, no Centro de Paranaguá. Muitas pessoas acabam apresentando dúvidas sobre qual agência procurar para determinado serviço. Edgard Francisco Machado Trentin, gerente dos Correios – CDD de Paranaguá – explicou a diferença entre as duas agências. “No CDD trabalhamos com a parte de distribuição dos objetos postais, ou seja, entregamos as cartas registradas, telegramas, sedex, encomendas normais, esse tipo de carga”, informou.
De acordo com Trentin, nessa unidade, as pessoas que são atendidas no balcão são aquelas que por algum motivo não puderam receber a mercadoria em sua residência. “Às vezes porque elas não estavam em casa no momento da passagem do carteiro ou por estarem com algum problema ou irregularidade em seus endereços e acabaram não recebendo seus objetos. No CDD, o atendimento é voltado para esse serviço de entrega. Pessoas que têm algum objeto para receber”, frisou. O atendimento ocorre das 8h às 14h ininterruptamente.
Ao contrário do CDD, a agência de captação, no Centro de Paranaguá, envia as correspondências e realiza outros serviços. “A unidade no Centro é uma agência de captação, ou seja, quem quer enviar alguma encomenda, telegrama ou qualquer postagem deve se dirigir à agência do Centro”, destacou. “Além do envio de postagens, a agência dos Correios no Centro, faz CPF e Banco Postal. Pessoas que precisam utilizar o Banco do Brasil, outro canal do banco e diretamente com as agências dos Correios”, detalhou. O atendimento nessa agência ocorre das 9h às 17h ininterruptamente.
INFORMAÇÃO FALSA
Trentin observou que tem se espalhado pela Internet, em redes sociais e grupos do WhatsApp, mensagens informando que os Correios estão contratando novos funcionários. “Enfatizamos que os Correios só contratam funcionários através de concurso público. Essas mensagens que têm se espalhado pela Internet são falsas e devem ser ignoradas. É uma pena que pessoas postem tais anúncios inverídicos. Muitos trabalhadores vêm nos procurar na ilusão de uma vaga de emprego”, lamentou.
Dúvidas, reclamações e informações sobre as Agências dos Correios podem ser obtidas ou sanadas através do telefone 0800 725 0100.
Fonte: Sindicato dos Trabalhadores nos Correios do Paraná (Sintcom PR)