A Ponte da Ilha Valadares é um sonho de décadas, que vai se materializando para o benefício da população de Paranaguá. Na tarde de terça-feira, 22, um momento importante da obra aconteceu: foi cravada a primeira estaca da nova ponte, que após sua conclusão e inauguração prevista para julho de 2024, estimulará o comércio, a realização de serviços e dará mais conforto aos moradores e visitantes da Ilha.
O prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque, falou do momento histórico da colocação da primeira estaca da nova ponte da Ilha dos Valadares. “É um marco da nossa administração, pois muitos prometeram e não tiraram do papel. É uma felicidade poder estar acompanhando uma obra tão importante com recursos do Governo do Estado e recursos do município, são 12 milhões do Paraná Cidades e 4 milhões do município, entre projeto, estudo de licenciamento, e contrapartida do próprio município, então aqui também tem recursos do município. E a gente acompanha ao fundo o trabalho. Já cravaram duas estacas e estão dando continuidade à primeira fase agora em terra, mas a parte mais difícil será em água. Mas a gente fica contente de ter uma equipe coesa trabalhando. Desde o início da nossa gestão estamos trabalhando para que ela saísse realmente do papel”, disse Marcelo Roque, enfatizando que um longo caminho foi trabalhado para que a obra acontecesse. “Estou muito feliz, e eu quero também agradecer todos os vereadores da câmara que estão aqui hoje, todos da base que votaram os orçamentos e os recursos para desenvolver Paranaguá, mas principalmente que lutaram aqui. Nós temos quinze vereadores que fazem essa parceria do Legislativo com o Executivo, mas principalmente os três vereadores que moram na Ilha dos Valadares, que são o Lindonei, Mael e o presidente da Câmara Fabio Santos, que aguardaram muito com ansiedade e expectativa essa obra tão importante que dá o direito de ir e vir de todos os moradores da Ilha que possui 35 mil habitantes, e a passarela já não comportava mais a estrutura que a ilha têm e ao aumento do número de habitantes.
O presidente da Câmara de Paranaguá, vereador Fabio Santos, falou da emoção de ver se concretizar um sonho de muitos moradores da Ilha dos Valadares. “Como presidente do legislativo é também muito importante pelo nosso trabalho, pois dependemos de resultados positivos para a cidade para que a gente também sejamos valorizados na questão política, agora como morador, nascido e criado na Ilha dos Valadares, toda a minha família é daqui, isso é um presente de Deus, porque a gente sabe tudo o que a gente passou, eu vivi todos os momentos da ilha praticamente, desde a batera e a época da lancha, depois a passarela agora também a tão sonhada ponte. Ontem foi dado mais um passo iniciando a colocação das estacas. Então é uma alegria muito grande como morador e passa um filme em nossa cabeça de toda vida. Mas agradecer o trabalho de todos, do prefeito Marcelo Roque, do governo do estado Ratinho, de todos os vereadores trabalhando juntos, e vai virar realidade, pois teremos o direito de ir e vir a qualquer momento, isso é algo maravilhoso com certeza”, enfatizou emocionado, Fabio Santos.
O secretário de Obras de Paranaguá, Ildevan da Silva Junior, enfatiza que é a partir do estaqueamento que a obra começa a sair do chão. “A obra vai começar a sair do chão agora, a gente adiantou alguns pontos com a execução das vigas, mas do ponto de vista de engenharia é um ponto crítico a execução das estacas, é o momento mais difícil e mais delicado. Inclusive ontem o pessoal demorou a tarde inteira para cravar uma estaca porque tem que ser feito com mais esmero, e daqui para frente o serviço vai deslanchar. São 14 blocos de fundação, então serão feitos 14 pontos de cravação de estacas, nos encontros com 6 pontos de estaca e os em água de 5 pontos de estaqueamento. As estacas variam de 18 metros de comprimento até 36 a 37 metros de comprimento”, explica Ildevan.
O vereador Lindonei Santos, fez parte que do processo que viabilizou as obras. “Como morador da Ilha dos Valadares é uma alegria e um sonho que está sendo realizado. Como sempre falo é gratidão a Deus, porque a gente tem que ter gratidão e faz parte da nossa vida. Tudo o que está acontecendo na Ilha dos Valadares em toda Paranaguá, comemoramos com alegria e como morador e vereador é um momento ímpar poder estar fazendo parte dessa grande história”, disse Lindonei.
Oziel Marques da Silva, o Mael, falou da emoção de ver a primeira estaca cravada. “Para nós é uma alegria visto a Ilha dos Valadares passar dos 30 mil habitantes. É uma grande conquista e um sonho que se realiza de todos nós moradores e vereadores da Ilha dos Valadares e de Paranaguá”, externa Mael.
Para o vereador Nilson Diniz enfatizou que a ponte é uma luta antiga dos moradores e que agora se concretiza. “Este é um momento muito importante e uma luta antiga dos moradores da Ilha dos Valadares e graças a gestão do Marcelo Roque alinhada com a Câmara Municipal de Paranaguá hoje estamos viabilizando o início dessas obras. Isso vai trazer melhor qualidade de vida para os cidadãos da Ilha dos Valadares, transporte público, segurança com velocidade, o direito garantido de ir e vir, então esse é um momento para a gente comemorar bastante”, disse Nilson Diniz.
O vereador Junior Leite, líder do governo na Câmara de Vereadores, também esteve presente na passarela e falou deste momento histórico para a cidade de Paranaguá.
“É uma felicidade muito grande poder participar desse momento marcante da história de Paranaguá principalmente para a população da Ilha dos Valadares que há muito tempo aguardava por essa tão esperada ampliação da ponte da Ilha dos Valadares, então fico feliz de ter ajudado na aprovação dos recursos na Câmara. Na questão também agradeço muito a parceria do prefeito Marcelo Roque com o Governador Ratinho Junior que resultou a gente chegar nesta grande conquista que hoje que é o início dessa grande obra há muito tempo aguardada pela população não só da Ilha dos Valadares como também de toda população de Paranaguá. Então fico muito feliz de fazer parte desse momento histórico da nossa cidade”, finalizou Leite Junior.
Projeto
O projeto contempla a execução de ponte em concreto armado em área urbana com área de 2.088,84 m2 e revitalização da passarela existente com área de 1.140,00 m2.
A obra inclui os serviços preliminares, a administração da obra, estruturas, instalações elétricas, pavimentação e calçamento; sinalização, paisagismo. A previsão de conclusão é julho de 2024.