Na quarta-feira, 3, foi realizada a divulgação do projeto final de recuperação da orla de Guaratuba pela equipe técnica da Unilivre em parceria com o Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). A apresentação aconteceu na Câmara Municipal e contou com a presença do prefeito Mauricio Lense, bem como secretariado municipal. A obra é do Governo do Estado e conta com a ação do Paraná Projetos, órgão vinculado à Secretaria do Estado de Planejamento, bem como com projeto conduzido pelo Instituto Água e Terra (IAT).
Segundo a Prefeitura de Guaratuba, “entre as principais estruturas previstas estão o engordamento das praias com milhões de metros cúbicos de areia, construção de espigões, guias-correntes e headlands”, completa.
“Com 4,7 quilômetros de extensão, o projeto abrange as regiões da Praia Central, Prainha e Caieiras, e tem como objetivo combater a erosão costeira, prevenir alagamentos e promover melhorias urbanísticas e culturais. As intervenções incluem obras marítimas, drenagem urbana e revitalização de espaços públicos”, afirma o município.

Praia Central e Morro do Cristo
Segundo o município, pela apresentação do projeto, “na Praia Central, por exemplo, serão criadas duas guias-correntes, um headland de 220 metros e novo sistema de drenagem com cerca de dois quilômetros de tubulações”, completa. “Após sugestões da comunidade durante audiência pública em maio, o guia-corrente inicialmente previsto ao lado do Morro do Cristo foi deslocado para a altura do Rio Brejatuba, na Praia das Canoas, com canal de cerca de 70 metros de largura”, completa.
“A proposta agora segue para as etapas de licenciamento ambiental e contratação das obras, sendo considerada uma das maiores intervenções de reestruturação costeira do município”, finaliza a Prefeitura de Guaratuba.
O projeto pode ser visto na íntegra no site do município.
Com informações da Prefeitura de Guaratuba





