Infraestrutura

Com a melhor gestão do Brasil pela quarta vez, Portos do Paraná é homenageada pela Alep

Com Plenário lotado, Menção Honrosa foi entregue à empresa pública

za5nh2in

Na noite da terça-feira, 3, a empresa pública Portos do Paraná recebeu uma homenagem da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) por ser pela quarta vez seguida a melhor gestão portuária ao alcançar a nota máxima no Índice de Gestão de Autoridades Portuárias (IGAP) na categoria principal entre os portos públicos do país no prêmio “Portos + Brasil”, do Governo Federal, através do Ministério de Portos e Aeroportos. A Menção Honrosa do Legislativo foi proposta pelo deputado estadual Hussein Bakri e entregue ao diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia da Silva, com a presença dos secretários de Estado de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, bem como deputados, direção da empresa pública, portuários e lideranças do litoral do Paraná.

Segundo o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia da Silva, o prêmio de melhor gestão portuária é fruto do trabalho do governador Ratinho Júnior e do apoio de deputados estaduais. “Nesses últimos cinco anos, desde janeiro de 2019, o Porto e a infraestrutura do Paraná como um todo, puderam demonstrar um avanço, melhores práticas não só no desenvolvimento e execução de grandes obras, mas também na governança da empresa. Esses prêmios reconhecidos pelo Ministério da Infraestrutura desde 2019 até chegar neste último prêmio conquistado neste ano, referente ao ano de 2022, refletem que perante o cenário nacional hoje nós somos a melhor empresa e gestão profissional”, explica. “O Paraná consegue demonstrar evolução e a possibilidade de se ter uma gestão muito eficiente com uma liderança política forte no nosso Estado”, ressalta. 

yugtj82s
“Nesses últimos cinco anos, desde janeiro de 2019, o Porto e a infraestrutura do Paraná como um todo, puderam demonstrar um avanço, melhores práticas não só no desenvolvimento e execução de grandes obras, mas também na governança da empresa”, afirma o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia da Silva

“O que faz prover toda essa movimentação de carga é a eficiência do Porto. Há uma vantagem comercial em se instalar no Paraná, o Paraná demonstra isso ano a ano. Nós começamos a gestão recebemos o Porto movimentando 51 milhões de toneladas, esse ano a expectativa é rompermos a barreira de 60 milhões de toneladas movimentadas, isso representa uma confiança do mercado para que esses portos continuem movimentando, porque é uma vantagem comercial, as ineficiências são eliminadas e colocamos uma vantagem nos produtos, em especial nos produtos paranaenses que vão competir no mercado externo”, afirma o diretor-presidente, ressaltando o início de estudo para, por meio de concessão do canal de dragagem, de entregar o calado em até 15,5 metros. “Hoje cada metro aumentado representa em torno de 7 a 8 mil toneladas a mais no navio, representando em torno de 800 contêineres, isso faz com que tenhamos um profundidade adequada para competir com um mercado tão forte”, ressalta, frisando que toda medida que melhore a eficiência e logística é válida.

rbaoj9t
“A principal conquista que o Porto teve não foi só a movimentação portuária, foi a relação entre os portos e as cidades, que é um ganho para a população e uma melhoria da qualidade de vida para todos”, salienta o diretor empresarial da empresa pública, André Pioli

O diretor empresarial da Portos do Paraná, André Pioli, salientou que a celebração na Alep é algo importante e homenageia os trabalhadores portuários, as empresas do complexo portuário, os trabalhadores portuários avulsos, a equipe da Portos do Paraná e todos os trabalhadores que atuam nos portos paranaenses. “A principal conquista que o Porto teve não foi só a movimentação portuária, foi a relação entre os portos e as cidades, que é um ganho para a população e uma melhoria da qualidade de vida para todos. Esse é o objetivo da gestão pública e é isso que está sendo feito”, completa.

Alep

ymuykqq0
O deputado estadual e líder de Governo na Assembleia, Hussein Bakri, foi o autor da Menção Honrosa e ressaltou o protagonismo da Portos do Paraná no cenário nacional

O deputado estadual Hussein Bakri, líder de Governo na Assembleia Legislativa e autor da Menção Honrosa, ressaltou o protagonismo da Portos do Paraná no cenário nacional. “O povo paranaense precisa vangloriar e ter orgulho das conquistas das empresas que representam o Paraná e o nosso objetivo hoje foi fazer isso através de uma ação desta Casa que representa os paranaenses através desta grande homenagem que fizemos ao Porto. Reconhecemos este papel preponderante. Se for falar mais especificamente do litoral, o tamanho desta valorização aumenta ainda mais”, ressalta, destacando a geração de emprego e renda gerada pelo Porto, com estabilidade administrativa e política. “Os números falam por si. Pela quarta vez consecutiva a Portos do Paraná recebe este título de melhor Porto do Brasil”, acrescenta.

8bg4bjia
“É uma justa homenagem ao Porto de Paranaguá, um porto que exporta toda a nossa produção de um estado agrícola que é o Paraná, um porto que por quatro vezes consecutivas foi eleito o mais eficiente do Brasil”, ressalta o deputado estadual e primeiro secretário da Alep, Alexandre Curi

O primeiro-secretário da Alep, deputado estadual Alexandre Curi, parabenizou a proposição do deputado Hussein Bakri e citou a importância da Portos do Paraná para o Estado e o Brasil. “É uma justa homenagem ao Porto de Paranaguá, um porto que exporta toda a nossa produção de um estado agrícola que é o Paraná, um porto que por quatro vezes consecutivas foi eleito o mais eficiente do Brasil. O governador Ratinho Júnior, o diretor-presidente Luiz Fernando, tiveram o privilégio de por quatro vezes receber este prêmio de maior eficiência e transparência no Brasil. O Paraná tem uma dívida histórica com este Porto, que está na nossa Cidade-Mãe que é Paranaguá, e nada mais justo que a Alep aprove com unanimidade e entregue esta justa homenagem a este Porto tão eficiente do nosso País”, ressalta.

Estado

“É uma justa homenagem a homens e mulheres que representam a força da Portos do Paraná. O reconhecimento nacional veio ao longo de todos esses anos da gestão do governador Ratinho Júnior”, salienta o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex

O secretário de Estado da Infraestrutura e Logística, deputado federal Sandro Alex, agradeceu a Assembleia Legislativa pela entrega da Menção Honrosa em nome do deputado proponente, Hussein Bakri, e todos os legisladores. “É uma justa homenagem a homens e mulheres que representam a força da Portos do Paraná. O reconhecimento nacional veio ao longo de todos esses anos da gestão do governador Ratinho Júnior e nada melhor do que o Poder Legislativo, que faz as leis e fiscaliza o Executivo, fazer uma homenagem a este trabalho reconhecido por milhões de paranaenses e brasileiros, porque o nosso Porto é o mais eficiente do Brasil. Nesse momento de expansão, onde a Portos do Paraná faz o maior investimento portuário do País, com reconhecimento e trabalho, estarmos recebendo esta homenagem da Alep representando milhões de paranaenses para nós é uma honra. Em nome do nosso diretor-presidente, Luiz Fernando, todos os diretores e nossas centenas e milhares de colaboradores, muito obrigado à população paranaense por esse reconhecimento concedido pela Assembleia”, afirma Sandro Alex.

“É um Porto muito importante para a economia do Brasil, um dos principais escoadouros da grande produção que nós temos, especialmente grãos,  proteínas, celulose, madeira, automóveis e tantas coisas que mandamos para o mundo”, ressalta o secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara

“Nosso Porto evoluiu fantasticamente, recebeu grandes investimentos e está recebendo novos, como o Moegão que em breve será algo votado na Alep com obras iniciadas para aumentar a eficiência. É um Porto muito importante para a economia do Brasil, um dos principais escoadouros da grande produção que nós temos, especialmente grãos,  proteínas, celulose, madeira, automóveis e tantas coisas que mandamos para o mundo, nós que temos uma economia muito forte na produção agrícola e agroindustrial que tem porta de saída para o mundo eficiente por meio do Porto de Paranaguá, reconhecido e premiado pela sua eficiência”, afirma o secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, comemorando a eficiência premiada da Portos do Paraná, com gestão eficiente e trazendo mais lucro e renda ao Paraná. “É uma justa homenagem da Assembleia e do Paraná concedida à Portos do Paraná, torcendo para que prossiga evoluindo, recebendo investimentos importantes e se tornando cada vez mais referência, pois prosseguiremos crescendo na produção agrícola e agroindustrial, requerendo um Porto de qualidade como temos em Paranaguá”, salienta. 

Municípios

“Esse prêmio vem a reconhecer todo esse trabalho realizado em nosso Estado, bem como para os nossos municípios e região, com um enorme impacto na nossa economia, inclusive na nossa infraestrutura”, ressalta o prefeito de Antonina, José Paulo Vieira Azim, o “Zé Paulo”

O prefeito de Antonina, José Paulo Vieira Azim, o “Zé Paulo”, ressaltou a importância dos portos de Paranaguá e Antonina serem reconhecidos nacionalmente em excelência na gestão portuária. “Esse prêmio vem reconhecer todo esse trabalho realizado em nosso Estado, bem como para os nossos municípios e região, com um enorme impacto na nossa economia, inclusive na nossa infraestrutura, porque temos em execução e programação novas e importantes obras ligadas aos portos”, acrescenta. “Nós, em Antonina, temos o impacto direto da atividade portuária através da arrecadação de tributos e também da geração de emprego e renda, bem como em importantes investimentos no município por parte da Portos do Paraná”, detalha.

ug 0z5vp
O secretário municipal de Trabalho e Assuntos Sindicais de Paranaguá, João Lozano, salientou a importância da Portos do Paraná para o município na geração de emprego e renda, com eficiência e logística

O secretário municipal do Trabalho e Assuntos Sindicais da Prefeitura de Paranaguá, João Lozano, afirmou que a premiação à Portos do Paraná também demonstra a importância do município nesta conquista. “O município sempre está em parceria com o governo Ratinho Júnior, algo que demonstra uma união e parceria para que a cidade e o Porto andem em conjunto, pois o município depende muito do Porto, 56% de toda a movimentação financeira de Paranaguá é advinda do Porto. Também estou aqui representando os sindicatos, sou sindicalista também e vi uma mudança grande nesses quatro anos na infraestrutura, com embarcações que estão vindo e finalizando as suas operações com tempo mais rápido do que antigamente, com uma logística eficiente junto aos operadores”, completa.

Presenças

Compuseram a mesa de honra o proponente e presidente da sessão solene, deputado Hussein Bakri, os deputados Artagão Júnior, Pedro Paulo Bazana, Cloara Pinheiro, Cobra Repórter, Fabio Oliveira, Márcia Huçulak, Soldado Adriano José, Flávia Francischini e Luiz Fernando Guerra (União Brasil). Integraram também a mesa de autoridades, o secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex; o diretor-presidente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina, Luiz Fernando Garcia da Silva; o superintendente-geral de Apoio aos Municípios no estado do Paraná, Júnior Weiler; o prefeito de Antonina, José Paulo Vieira Azim; o secretário municipal de Trabalho, Emprego e Assuntos Sindicais de Paranaguá, João Antônio Lozano Baptista; o secretário de estado da Agricultura e Abastecimento, Norberto Anacleto Ortigara; secretário de estado do Planejamento, Guto Silva; a secretária de estado da Cultura, Luciana Casagrande Pereira; a secretária de estado da Mulher e Igualdade Racial, Leandre Dal Ponte; o secretário de estado da Administração e Previdência, Elisandro Pires Frigo; o diretor-presidente da Ferroeste, André Luis Gonçalves e o diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Fernando Furiatti.

Confira fotos da cerimônia na Assembleia Legislativa:

Com a melhor gestão do Brasil pela quarta vez, Portos do Paraná é homenageada pela Alep

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Com a melhor gestão do Brasil pela quarta vez, Portos do Paraná é homenageada pela Alep

Leonardo Quintana Bernardi

Jornalista graduado pela PUC-PR com atuação desde 2012 no jornalismo impresso, online e em audiovisual, bem como em assessoria de comunicação. Já trabalhou em órgãos públicos, jornais locais, freelances em veículos de alcance nacional e desempenha suas funções na Folha do Litoral News desde 2017. Defensor do jornalismo como meio de transformação social.