Infraestrutura

Com 89,45% de execução, obras dos molhes avançam em Pontal do Paraná

Há menos de um mês, o percentual era de 50,19%

De acordo com o município, desde o início dos trabalhos, já foram utilizados 2.115 caminhões, o equivalente a 53.066 toneladas de pedras na estrutura (Foto: Guilherme Guimarães/Prefeitura de Pontal do Paraná)

De acordo com o município, desde o início dos trabalhos, já foram utilizados 2.115 caminhões, o equivalente a 53.066 toneladas de pedras na estrutura (Foto: Guilherme Guimarães/Prefeitura de Pontal do Paraná)

Representando um investimento de mais de R$ 10 milhões, as obras dos molhes no balneário Pontal do Sul, em Pontal do Paraná, alcançaram a marca de 89,45% de execução na última quinta-feira, 24. Há menos de um mês, o percentual era de 50,19%. De acordo com o município, desde o início dos trabalhos, já foram utilizados 2.115 caminhões, o equivalente a 53.066 toneladas de pedras na estrutura.

As obras têm como objetivo conter o assoreamento do canal, garantir mais segurança à navegação e melhor acesso à Ilha do Mel, um dos principais destinos turísticos do litoral paranaense. A estrutura é importante para o transporte de passageiros, o turismo e as atividades pesqueiras da região.

De acordo com o município, o projeto também prevê a instalação de sinalização náutica em ambos os lados do canal e a construção de uma passarela com quase 150 metros de extensão sobre o molhe. A nova passagem vai facilitar a circulação de moradores e visitantes e criar um novo ponto de lazer e turístico à beira-mar. A previsão é de que a obra seja concluída até o fim do ano.

Fotos: Guilherme Guimarães/Prefeitura de Pontal do Paraná

O prefeito Rudão Gimenes afirmou que a intervenção atende a uma antiga demanda da comunidade local, trará mais segurança para a navegação e irá sanar as erosões na região do Canto das Pedras. “Esses molhes foram construídos na década de 70 e, agora, com o apoio do Governo do Ratinho Junior, estamos recuperando essa estrutura importante para a população”, destacou.

A intervenção é uma iniciativa da Prefeitura de Pontal do Paraná, realizada com recursos do Governo do Estado e contrapartida municipal, totalizando cerca de R$ 10 milhões em investimentos. 

“O projeto foi licitado e está sendo executado pelo município, com fiscalização e acompanhamento compartilhados entre Prefeitura e Estado. A obra busca minimizar a erosão às margens do empreendimento, favorecer habitats marinhos e, ao mesmo tempo, melhorar o acesso à Ilha do Mel, aumentar a segurança da navegação e fortalecer o turismo, o transporte e a pesca esportiva na região”, afirmou o município.

Com informações da Prefeitura de Pontal do Paraná


Com 89,45% de execução, obras dos molhes avançam em Pontal do ParanáAvatar de Elano Squenine

Elano Squenine

Estudante de Jornalismo desde 2025 pela Uningá, Elano Squenine atuou como repórter, pauteiro e produtor em uma emissora de rádio. Atualmente, ele exerce suas funções na Folha do Litoral News como coprodutor (MEI).

Com 89,45% de execução, obras dos molhes avançam em Pontal do Paraná

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.

Você também poderá gostar