A operação do navio-tanque “Fair World”, atracado nesta semana no berço externo do píer da Cattalini Terminais Marítimos, representa um importante marco para a empresa. Pela primeira vez em sua história, o terminal receberá em uma única operação 72 mil m³ de óleo diesel. Em operações anteriores de navios do mesmo porte, a média é de 50 mil m³.
Com 228,19 metros de comprimento, o “Fair World” ocupou toda a extensão do píer privado, preparado para receber navios com o mesmo porte e com potencial para movimentar esse volume de produtos.
“Os investimentos feitos em dragagem, em segurança e monitoramento, aliados às equipes altamente preparadas, qualificam o terminal e o nosso píer a receber com controle e segurança navios com até 229 metros de comprimento e que exijam um calado de 12,8 metros no berço externo do Píer Cattalini”, comentou Lucas Guzen, gerente comercial sênior.
A estimativa é que o desembarque dure cerca de 50 horas ininterruptas, com o uso exclusivo de três dutos para a importação, situação também incomum no dia a dia do terminal.
“Destinamos normalmente duas linhas para as operações de carga e descarga de granéis líquidos, com atendimento otimizado e de qualidade, mas para potencializar e dar celeridade a essa importação, decidimos disponibilizar três linhas, dentro de um planejamento conjunto entre o navio e a nossa operação”, explicou Bruno Marcel Santos, gerente de logística.
A carga ocupará 15 tanques do Centro de Tancagem 3 (CT3) e será transportada via modal rodoviário e ferroviário, conforme a programação definida pelos clientes responsáveis pelo produto importado.
O óleo diesel importado via terminal da Cattalini integra o rol de produtos do segmento Derivados Claros de Petróleo, junto com a gasolina.
Da Assessoria