As obras na Avenida Bento Rocha completaram um mês desde o início das intervenções. A via receberá revitalização completa, o que irá beneficiar os caminhoneiros que trafegam diariamente pelo local e também a população residente nos bairros próximos. Além da continuidade da readequação da drenagem, está em andamento a demolição do concreto velho da avenida, sendo que já começou a ser refeita a base.
De acordo com a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Seil), quando estes serviços forem concluídos, a próxima etapa é a concretagem da pista. “A orientação do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) é respeitar a sinalização, o desvio de trânsito e os limites de velocidade. Desde o dia 20 de agosto, a Avenida Bento Rocha está parcialmente bloqueada devido às obras”, destacou em nota a Seil.
A Assessoria de Comunicação da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA) informou que nesta semana, a via começa a receber a pavimentação. O trânsito permanece alterado na região e os motoristas precisam redobrar a atenção.
No trecho compreendido entre as avenidas Coronel Santa Rita e a Portuária, a Avenida Bento Rocha está em mão única, em direção ao porto. O trânsito no fluxo contrário, sentido Curitiba, deve ser realizado pela Avenida Ayrton Senna da Silva ou pela Avenida Manoel Ribas. A obra deve passar para o próximo trecho ao longo de outubro.
A duração prevista da obra é de um ano, dividida em três fases, para que o impacto no trânsito e na vida dos moradores na região seja o menor possível.
As obras na Avenida Bento Rocha começaram com a readequação do sistema de drenagem e incluem a recuperação do pavimento de concreto, nova sinalização vertical e horizontal e reconstrução de ciclovia em 2,9 quilômetros de trecho, entre a ponte do Rio Emboguaçu até a avenida Portuária. Ao todo, os investimentos somam R$ 15,9 milhões. Todos os recursos utilizados são da Appa, com fiscalização do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR). A vencedora da licitação realizada pelo DER-PR é a empresa Legnet.
ATENÇÃO, MOTORISTAS!
A APPA divulgou um material para orientar os motoristas de caminhão. Entre as dicas está a de manter uma distância segura entre os ciclistas e os pedestres; respeitar as filas e o limite de velocidade; lacrar as bicas do caminhão; evitar parar no acostamento; realizar um boletim de ocorrência na delegacia de Polícia Civil se houver vazadas; utilizar o comboio noturno do Pátio de Triagem da APPA; manter a carroceria limpa (sob pena de multa gravíssima e 7 pontos na carteira de habilitação); fazer a manutenção dos freios e pneus; e utilizar sempre equipamentos de segurança como capacete e calçado dentro do porto.
ROTATÓRIA
A Ecovia, concessionária que administra a BR-277 no trecho Curitiba-Litoral, está construindo uma rotatória no km 1, na região do Jardim Iguaçu na Avenida Bento Rocha. Segundo informações da assessoria de comunicação da Ecovia, a obra deve ser finalizada em até 90 dias. Os serviços também podem causar um fluxo intenso naquela região.