conecte-se conosco

Infraestrutura

Audiência Pública em Morretes debate cronograma de obras na Estrada da Graciosa e ponte do Porto de Cima

A iniciativa do encontro partiu do senador Flávio Arns, e contou com a presença do Secretário da Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, prefeito de Morretes Junior Brindarolli, Superintendente Regional do DER-PR engenheiro Daniel Fujiwara e da presidente da Câmara de Morretes Luciane Coelho

Publicado

em

A comunidade de Morretes esteve reunida na manhã de quinta-feira, 25, para debater as necessidades de infraestrutura do município com autoridades locais e estaduais.

A iniciativa do encontro partiu do senador Flávio Arns, e contou com a presença do secretário de Estado da Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, do prefeito de Morretes, Junior Brindarolli, do Superintendente Regional do DER-PR engenheiro Daniel Hatiro Fujiwara e a presidente da Câmara de Morretes vereadora Luciane Costa Coelho. Também participaram da reunião que foi realizada no Salão da Assistência Social, no centro da cidade, vereadores e representantes do poder executivo e representantes das comunidades de Porto de Cima e São João da Graciosa.

Durante a reunião foi apresentado o cronograma de obras previstas para a Estrada da Graciosa e recuperação da ponte do Porto de Cima.

O Senador Flávio Arns enfatizou que são temas muito importantes para a comunidade de Morretes.

“Foi uma audiência muito importante dando um cronograma para as obras da Estrada da Graciosa ao mesmo tempo, olhando a ponte do Porto de Cima com a importância de não se fechar a ponte, porque isso significaria um prejuízo gigantesco para a comunidade, mais ter uma alternativa antes da recuperação e restauração da ponte, como, aliás já havia sido decidido em audiência pública no ano passado. Mas foi uma reunião muito importante, o compromisso do secretário de colocar os recursos necessários, buscar alternativas e trabalharmos juntos para que as coisas boas e necessárias, tanto na Graciosa como na ponte aconteça”, disse Flávio Arns.

Sandro Alex

O secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, fez uma avaliação positiva do encontro. “A participação das pessoas, respeito e também o comprometimento das lideranças. Tivemos a participação do prefeito com os vereadores, do Governo do Estado Paraná, senador da república e deputado ouvindo a população. O nosso objetivo maior é o de realizar as obras, causando menor impacto. Sabemos que a população precisa da estrada, da ponte e dos investimentos, mas nós precisamos dar a segurança, ampliação da capacidade em uma estrada histórica, é uma senhora de mais cem anos que tem que ter um cuidado e um zelo diferente de uma outra rodovia por sua complexidade, e é isso que faz com que o DER também junto com outros  órgãos de controle tenha uma especificidade diferente, e é por isso que estamos conversando com população, mostrando também a nossa dificuldade e nós temos que ouvi-los.  Escutar as dificuldades que eles possuem com os alunos, com o comércio, com o turismo, com quem tem Airbnb de hotel, com quem precisa fazer uma entrega, com a população que depende no final de semana da venda e é por isso que estamos aqui em nome do governador Ratinho Junior, e não vai faltar investimento e recursos para que estrada esteja sempre condições. Ela é um cartão postal do estado, e o Governo do Paraná virá com uma campanha muito grande de turismo para Morretes, vai ser a cidade destaque do Governo do Paraná. Nós teremos festivais ao longo do ano de 2023 para compensar as chuvas que tivemos no início da temporada e que prejudicaram o município. Vamos colocar um contrato novo na Graciosa que prevê além da manutenção, a prevenção para que a gente possa minimizar, mas é claro que é uma região de serra e nem nenhuma região está livre de uma chuva mais forte, de um problema mais grave que venha a acontecer, mas nós podemos minimizar esses problemas com uma equipe e o DER está pensando nisso”, disse o secretário Sandro Alex, explicando que foi iniciado um estudo para a duplicação da ponte do Porto de Cima.

O prefeito de Morretes, Junior Brindarolli, agradeceu a todos pela participação e também falou sobre os investimentos em infraestrutura no município. “As fortes chuvas que ocorreram no litoral e em todo do Sul do país, prejudicaram muito a Estrada da Graciosa que é a entrada do turismo em Morretes e no litoral do Paraná. É a nossa primeira rodovia pavimentada do Estado do Paraná, e merece todo um cuidado especial, visto que com as interdições prejudicou muito a comunidade que já vinha sofrendo com os dois anos de pandemia, e agora com essas questões de deslizamento. Mas nós vemos que o Governo do Estado tem investido e não tem medido esforços para fazer o trabalho, que é um tanto mais demorado que outras áreas pelas dificuldades que o relevo possui”, destaca o prefeito enfatizando também que a estrada não foi fechada. “Graças a um pedido nosso manteve-se a estrada aberta, o que serviu não só para os morretenses, mas para todos, pois com os deslizamentos ocasionados na BR-277 na região da Serra do Mar, este era um ponto que ajudou muito.  Essa foi a primeira gestão de Morretes que sofreu com o fechamento das estradas (BR-277 e Estrada da Graciosa). Também temos a parceria com o prefeito Antonina, e com os prefeitos do litoral e, pedimos melhorias e isso foi muito bom, pois estamos tendo vários investimentos. E finalizando temos uma previsão do DER de terminar as obras até setembro, quando inicia a grande temporada do litoral”, finaliza Brindarolli. 

Arns cumpre agenda em Paranaguá

O senador Flávio Arns além da reunião em Morretes, também cumpriu agenda no período da tarde em Paranaguá.“Em Paranaguá tivemos uma importante reunião, um tema que a gente vem acompanhando já há alguns anos para a questão das ilhas do Estado do Paraná, e também a questão da energia elétrica para essas localidades. Fazemos isso a convite do Ministério Público do Paraná, e já participei de várias reuniões com as comunidades, e nesta vez a reunião aconteceu em Paranaguá, justamente para que as comunidades das ilhas tenham mais facilidade de participar, fazer as perguntas, discutir e ver o que está acontecendo, em que situação que está, porque a luz para os pescadores, para o bem-estar, para a segurança, para o pescado e para o seu trabalho a energia é essencial para todos terem uma vida melhor. Estamos trabalhando nestes pontos buscando contribuir para que o litoral seja cada vez melhor”, enfatizou Flávio Arns.

Doação do Imóvel a Prefeitura de Morretes

Antes de finalizar o encontro, o secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, fez o anúncio da doação do imóvel pelo Governo do Estado onde está a prefeitura. “O governador Ratinho fez a doação oficial do imóvel da prefeitura. Ao longo de toda a sua história a prefeitura de Morretes não tinha imóvel próprio, emprestou da Câmara Municipal, e agora o governador fez a doação oficial de todo aquele móvel da prefeitura que é também um grande patrimônio, onde o município e a população poderão ali fazer os atendimentos da prefeitura, mas também tem condições de fazer projetos especiais e eventos naquele imóvel. Então o governador fez autorização através da lei 21.396 e agora o prefeito da cidade que trabalhou muito por isso está recebendo e seu imóvel que pertence a Morretes”, destacou Sandro Alex.

Publicidade






Em alta

plugins premium WordPress