Infraestrutura

Audiência pública debate estudo para construção do Terminal Oeste de Exportação no Porto de Paranaguá

Evento aconteceu on-line atendendo aos protocolos de prevenção à Covid-19

Audiência pública debate estudo para construção do Terminal Oeste de Exportação no Porto de Paranaguá

Audiência pública debate estudo para construção do Terminal Oeste de Exportação no Porto de Paranaguá

Na noite de quarta-feira, 7, foi realizada a audiência pública on-line sobre o Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) do Terminal Oeste de Exportação de Granéis Sólidos (TOEX), que será construído e interligado ao cais oeste do Porto de Paranaguá.

A audiência pública teve seu formato exclusivamente on-line, com ferramentas de acesso à informação e participação da população sem acesso à Internet. O novo formato para a realização da audiência atendeu aos Decretos Municipal e Estadual vigentes, os quais estabelecem medidas restritivas frente ao agravamento dos casos de Covid-19, com o evento seguindo todos os protocolos de prevenção à doença.

A audiência pública teve seu formato exclusivamente on-line, com ferramentas de acesso à informação e participação da população sem acesso à Internet

A formação da Mesa Coordenadora da audiência pública on-line teve o Helder Rafael Nocko (INVEX), como mediador do evento;  João Paulo do Prado de Castilho Pereira, representando o secretário Municipal de Urbanismo; o David Pereira de Jesus (TOEX), representante do empreendedor; vereador Luiz Maranhão, representante da plenária na audiência pública virtual; e Cinthya Hoppen (EnvEx), secretária da mesa coordenadora.

O engenheiro André Luciano Malheiros, diretor da EnvEx Engenharia e Consultoria e coordenador geral da elaboração do Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV), realizou a apresentação e os aspectos que foram estudados. O empreendimento fica localizado na Avenida Bento Rocha, 640 – Dom Pedro II, esquina com a Avenida Gabriel de Lara, em Paranaguá.

Novo Empreendimento

O local compreende uma área total de 18.947.35 metros quadrados. “Com relação ao fluxo de chegada de caminhões, terão placas indicativas para que os caminhoneiros possam visualizar o trajeto a ser realizado até o Porto de Paranaguá. Tanto a chegada quanto a saída dos veículos acontecerão pela Avenida Gabriel de Lara e seguirão pela Avenida Bento Rocha. Temos uma previsão de 264 caminhões por dia acessando o empreendimento para uma via que circulam em média 500 caminhões por hora”, explicou o engenheiro André Luciano Malheiros, diretor da EnvEx Engenharia e Consultoria e coordenador geral da elaboração do EIV.

O Terminal Oeste de Exportação de Granéis Sólidos, que está entre os mais modernos do país em termos operacionais e ambientais

O Terminal Oeste de Exportação de Granéis Sólidos, que está entre os mais modernos do país em termos operacionais e ambientais, consiste em estruturas de armazenagem de granéis sólidos com capacidade de 88 mil toneladas, cujos armazéns são interligados por  correias transportadoras diretamente ao Corredor de Exportação Oeste – Berço 201.  O TOEX fornecerá serviços de recepção, armazenagem e expedição de granéis sólidos de origem vegetal.

Medidas

O TOEX deverá gerar na fase operacional cerca de 330 empregos, sendo 108 diretos e cerca de 222 indiretos e, aproximadamente, R$ 1.800 milhões por ano somente de ISS para o município de Paranaguá. “Como questões positivas do empreendimento, ele conta com toda uma parte urbanística no passeio do entorno. Geração de empregos tanto na fase de implantação como também na fase de operação, contando com 108 empregos diretos e 222 indiretos. Incremento na arrecadação municipal e estadual é visto como ponto positivo no local”, sintetizou o diretor da EnvEx Engenharia e Consultoria e coordenador geral da elaboração do EIV, André Luciano Malheiros.

Ao final da audiência pública on-line, o vereador de Paranaguá, Luiz Maranhão, representante da plenária, comentou sobre a nova área de expansão no Cais Oeste

Ao final da audiência pública on-line, o vereador de Paranaguá, Luiz Maranhão, representante da plenária, comentou sobre a nova área de expansão no Cais Oeste para o desenvolvimento de grãos. “Temos que deixar o Rocio um bairro aprazível de morar, e o novo empreendimento pode ajudar muito nisso, juntamente com o poder público e o governo do estado, já que é próximo ao Cais Oeste. Podemos caminhar bem com o desenvolvimento, geração de emprego e renda, o bem estar da população e do bairro”, comentou o vereador.

A população  participou da audiência enviando perguntas e contribuições acerca da construção do Terminal Oeste de Exportação no Porto de Paranaguá. A participação se deu através do aplicativo de mensagens WhatsApp, via chat da transmissão no Youtube, e-mail e também pelo telefone 0800 444 3658. Perguntas ao vivo, via oral, também foram possíveis no final do evento.

A Empresa

O Terminal Oeste de Exportação – TOEX é uma empresa que opera no complexo Corredor de Exportação do Porto de Paranaguá, oferecendo serviços de recepção, armazenagem e expedição de granéis sólidos de origem vegetal. O Terminal está situado na cidade de Paranaguá, onde se encontra um dos mais importantes Portos Graneleiros do Brasil.

​A atuação do TOEX está dividida em dois momentos: Sendo um operador associado à AOCEP – Associação dos Operadores Portuários do Corredor de Exportação do Porto de Paranaguá, o TOEX realiza suas operações por meio do silo público da Portos do Paraná. Pelo silo é feita a operação de soja em grãos e farelo de soja. O segundo momento de atuação do TOEX inicia após a construção do armazém com capacidade estática de 88 mil toneladas, na retroárea do Porto.

Segundo o diretor presidente do TOEX, David Pereira de Jesus, “a construção da estrutura de armazenagem própria está em fase final de autorizações. Quando pronta, será conectada ao Corredor de Exportação Oeste – Berço 201 do Porto de Paranaguá, por meio de correias transportadoras já existentes”, declara.

Leia também: Audiência pública virtual do pedágio acontece nesta quinta-feira, 8

Você também poderá gostar