O corredor de exportação, no qual a ATEXP atua com a operação, manutenção e limpeza, vem desde o começo do ano passando por importantes reformulações, principalmente nas atualizações de processos e instalações visando ao aumento da eficiência operacional e adequação a diversas normas de segurança do trabalho.
O gerente operacional, Silvio Jorge Camargo, explicou que as ações que estão em andamento exigem grande investimento, esforço e também uma alinhada parceria com a APPA. “Contratamos uma empresa especializada para realizar a análise e laudos nos equipamentos. Com base nessas informações estamos com diversas frentes de trabalho para atualizar, modernizar e garantir rigor nas questões de segurança do trabalhador. Nosso objetivo é aliar a eficiência operacional à valorização humana do nosso time”, disse Camargo.
Um exemplo é a instalação de cerca de 2 mil metros de grades de proteção em toda a extensão das correias transportadoras, nos três berços de atracação. “A medida atenderá à NR 12 – Máquinas e Equipamentos e permitirá minimizar riscos, deixando o local em condições máximas de segurança”, destacou Camargo.
De acordo com o gerente administrativo, Juliano Mickus, em relação à NR 17, de Ergonomia, serão revistas as instalações, com atenção à luminosidade, climatização, mobiliário e outros itens ergonômicos.
Outra providência vem ao encontro da NR05. Trata-se da implantação da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA, que, conforme afirmou Mickus, já foi protocolado junto ao sindicato da categoria.
Em parceria com a APPA, todas as instalações e serviços de eletricidade, bem como as proteções contra Incêndio (NR10 e NR 23, respectivamente), passarão por revisão e modernização, para perfeita adequação às normas.
CLIMA ORGANIZACIONAL
Manter a motivação, a união e o bom ambiente de trabalho impactam diretamente nos resultados, como o de 2018, quando a ATEXP bateu recorde de movimentação, com 19,8 milhões de toneladas de grãos. A hora de comemorar também é importante, como mostrou o último encontro dos colaboradores da ATEXP, que se reuniram no feriado de 1.º de maio para um churrasco regado a futebol, boa conversa e muita confraternização. Marcaram presença 107 colaboradores.
A analista de RH Rafaela Pilati descreveu bem o quanto esses momentos representam para os colaboradores. “Nesse dia comemoramos os laços de amizade que construímos no ambiente de trabalho, o trabalho que nos mantém ativos e pensantes buscando sempre a superação de nossas metas, nossa saúde em poder trabalhar e a passagem de mais um Dia do Trabalhador em que estamos juntos e crescendo. Sabemos que há dias felizes, mas que também temos dias difíceis, e o que nos diferencia é justamente estarmos todos dispostos a aprender, desenvolver e crescer juntos como um time", disse a colaboradora.