Infraestrutura

Associação Brasileira de Terminais Portuários comemora 30 anos de história

ABTP representa mais de 100 terminais portuários de uso exclusivo misto e público do Brasil.

idw1pc9s 1584432973

A Associação Brasileira de Terminais Portuários (ABTP) completou 30 anos de história, no dia 5 de abril. Para celebrar data, a Associação promoveu uma solenidade em Brasília, na terça-feira, 14.

Paranaguá esteve representada no evento por André Luiz Maragliano, gerente do Terminal da Cargill e Delegado regional da ABTP em Paranaguá, e o gerente do Terminal Portuário da Cotriguaçu, Rodrigo Buffara Farah Coelho, futuro conselheiro da entidade. Ambos fazem parte do grupo Coalizão Empresarial pelos Portos do Paraná.

foto1abtp

Gerente do Terminal Portuário da Cotriguaçu, Rodrigo Buffara Farah Coelho, presidente da Associação Brasileira dos Terminais Portuários (ABTP), Jesualdo Silva, gerente do Terminal da Cargill, e Delegado regional da ABTP em Paranaguá, André Luiz Maragliano, Secretário Nacional de Portos e Transporte Aquaviário do Ministério da Infraestrutura, Diogo Piloni, e o diretor de Portos da Cargill, Clythio van Buggenhout

O presidente da ABTP, Jesualdo Silva, enfatizou que o evento foi bastante concorrido com a participação de autoridades do governo, tanto do Executivo quanto Legislativo, como também associações, entidades e empresários do setor portuário das diversas regiões do Brasil. “A abertura foi feita pelo presidente do conselho de administração da associação, Dr. Antônio Carlos Sepúlveda, o qual deu as boas-vindas a todos e falou sobre a importância da ABTP nesses 30 anos. O discurso de Sepúlveda foi seguido pelo presidente da Confederação Nacional dos Transportes, Dr. Vander Costas, que também deu as boas-vindas aos participantes e ressaltou a importância do setor portuário na logística brasileira. Na sequência, Dr. Mário Povia, diretor-geral da Antaq [Agência Nacional de Transportes Aquaviários], abriu o discurso das autoridades e registro a presença dos demais diretores da agência, após, o secretário Nacional de Portos, Diogo Piloni, falou sobre a importância de implementar, de uma forma definitiva no Brasil, modelo 'landlord' de exploração portuária, inclusive com todas as formas possíveis de concessão de algumas atividades. Estiveram presentes, além da chefe de gabinete, alguns diretores de áreas da Secretaria Nacional de Portos. Na sequência, foi feito o pronunciamento do secretário executivo, Marcelo Sampaio, o qual representou o ministro", disse o presidente destacando também a presença do deputado Júnior Bozzella (PSL), presidente da subcomissão de portos dentro da Comissão de Viação e Transportes da Câmara Federal e também presidente da frente parlamentar mista, para tratar assuntos de portos nacionais. “Bozzella falou sobre a importância dos 30 anos da ABTP e anunciou que pediu uma sessão solene para homenagear a ABTP e essa sessão deve ocorrer no dia 5 de julho e, por fim, ouvir o pronunciamento do senador Wellington Fagundes, que é da infraestrutura do Senado e presidente da Frente Nacional de Logística e Armazenagem e Infraestrutura. Essa frente possui um instituto, que é o Instituto Brasileiro de Logística, que tem como presidente um dos conselheiros, o senhor Clythio. Também fizemos uma homenagem a algumas pessoas que contribuíram de forma decisiva para o sucesso da ABTP nesses 30 anos, concedendo a elas a condição de associado honorário, dentre deles estavam presentes o senhor Mercy e o senhor Mantelli. Foi um sucesso, mais uma vez mostrando o protagonismo da ABTP no setor portuário. Também estou muito feliz com o emprenho da Delegacia Regional de Paranaguá”, completou.

foto2 (4)

Paranaguá esteve representada no evento por Rodrigo Buffara Farah Coelho e André Maragliano, que fazem parte do grupo Coalizão Empresarial pelos Portos do Paraná

Rodrigo Farah Coelho falou da importância da participação no evento da associação. “Entendo que foi importante a participação do Porto de Paranaguá, representado por mim e pelo André neste evento, porque a ABTP é a associação que representa o setor portuário mais forte do Brasil, e nitidamente Paranaguá perdeu nos últimos anos alguns espaços neste cenário nacional. Como futuro conselheiro da ABTP, entendi ser muito importante estar presente nesse evento comemorativo do qual participaram muitas autoridades e pessoas importantes do setor e, para que a gente a partir do dia 30 de maio, quando já empossado, junto com o delegado regional André, possamos fazer um excelente trabalho de resgate da imagem do Porto de Paranaguá e colocá-lo nos debates do cenário nacional”, enfatiza Farah Coelho destacando que o terminal da Cotriguaçu é uma das empresas fundadoras da ABTP. “O terminal Cotriguaçu, o qual represento, e que, através da Coalizão, estarei ocupando uma cadeira, é uma das empresas fundadoras da ABTP no ano de 1989, e isso foi muito comentado no evento”, completa.

André Luiz Maragliano, gerente do Terminal da Cargill e delegado regional da ABTP em Paranaguá, enfatizou que foi um evento emblemático para o setor portuário. “São 30 anos de atuação firme e cirúrgica de uma das mais importantes, senão a mais importante, entidade de classe empresarial do setor nas questões mais sensíveis que envolvem nossa atividade, tais como a participação ativa na criação da primeira lei dos Portos, a 8.630 em 1993, na crise dos transgênicos, que inclusive envolveu diretamente o Porto de Paranaguá e, mais recentemente, na participação das discussões do Decreto 9.048 de 2017, que veio em substituição ao 8.033 e regula a atual lei dos Portos 12.815/13. E agora temos pela frente mais uma importante batalha, que é a regulação de preços pela ANTAQ”, destaca Maragliano, enfatizando que o momento é de comemoração. “São 30 anos de sucesso da entidade e o Porto de Paranaguá jamais poderia ficar de fora, muito pelo contrário, estamos ainda mais dentro, pois junto ao aniversário comemoramos, também, a nova Delegacia da ABTP Paranaguá, a confirmação de Rodrigo Coelho (Cotriguaçu) como Conselheiro titular da associação, além da confirmação do novo filiado, Rocha Terminais, que também ocupará a posição de Conselheiro Suplente por Paranaguá, representado por Rivadavia Simão. De fato, é um momento de comemoração e oportunidades para Paranaguá”, finaliza.

HISTÓRICO

A ABTP foi criada em 1989 e representa mais de 100 terminais portuários de uso exclusivo misto e público do Brasil, algo que significa 90% de toda a carga gerada pelo comércio exterior nacional, um total de 14% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil. Hoje, no Brasil, mais de 95% dos produtos que entram e saem do País, via importação e exportação, passam pelos portos. Só em 2018, o setor portuário nacional – que compreende portos organizados e terminais privados – movimentou 1,1 bilhão de toneladas de carga, segundo dados da Antaq. O crescimento foi de 2,7% em relação a 2017.

 

 

 

Você também poderá gostar

Associação Brasileira de Terminais Portuários comemora 30 anos de história

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.