Fundado em 25 de julho de 1960, Mandirituba celebra 64 anos em 2024 e recebeu na quarta-feira, 10, no Plenário Deputado Waldemar Daros da Assembleia Legislativa a sessão solene em sua homenagem.
Proposição do deputado Thiago Büher (União Brasil), o evento contou com a presença de autoridades municipais, líderes comunitários e munícipes que receberam diplomas de menção honrosa em reconhecimento as suas efetivas participações no desenvolvimento do município.
O proponente e presidente da sessão solene, deputado Büher ressaltou a importância da homenagem.
“Estou muito feliz por estar aqui hoje com a população de Mandirituba comemorando os 64 anos do município. É um município novo ainda, mas de grande representatividade em nosso estado com a camomila, maior produtor do país, com o mel, com o turismo e com todos os munícipes que fizeram a história de Mandirituba. Eu desejo que o município possa evoluir cada vez mais com muita prosperidade para o seu povo”.
Para o prefeito Luis Antonio Biscaia:
“É um orgulho de estar aqui na Assembleia e ver todo esse povo da cidade, pessoas que contribuíram para Mandirituba chegar até aqui. E sabe qual é a maior alegria? É ver a minha professora de primário emocionada dizendo para mim jamais imaginava que um dia eu chegasse a ser prefeito e um dia ela fosse uma das homenageadas. A minha professora de primário que me ensinou minhas primeiras palavras, letras e sílabas, então isso é um orgulho para mim”.
Dona Ursulina Claudino, fundadora da primeira Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) do município, contou que foi:
“Professora há trinta anos de colégio da cidade, era muito bom aquele tempo de dar aula, como era gostoso, tenho muita saudade. Em Mandirituba eu vivo bem, sou alegre, feliz. Estou com 90 anos de idade porque gosto de viver. Tenho uma família maravilhosa. Sou fundadora da APAE em 9 de junho de 1977 e aprendi muito com isso. Com essa idade eu pisar num lugar tão lindo como a Assembleia, com pessoas tão dedicadas, com umas pessoas tão boas, tão queridas, eu me sinto muito amada”.
O presidente da Associação dos Produtores de Camomila, senhor Jose Edinei Klichevicz explicou que:
“A camomila já vem sendo cultivada há mais de 60 anos em Mandirituba. Começou por canteiros, plantações pequenas e com o passar do tempo, foi aumentando as áreas e hoje nós somos a capital da camomila. No município, o clima e o solo beneficiam o cultivo. E o título recebido pela Assembleia de Capital da Camomila, assim como esta homenagem hoje pelo aniversário da cidade nos dá mais impulso, mais projeção. Buscamos agora o mercado internacional e nos ajudando, isso nos fortalece mais ainda para logo grandes indústrias internacionais virem buscar a camomila de Mandirituba”.
O município
O município da Região Metropolitana de Curitiba é o maior produtor latino-americano de camomila, erva medicinal mais consumida no Brasil e conhecida pelas propriedades relaxantes.
Lugar de muitas abelhas, conforme o próprio nome de origem indígena, Mandirituba também se destaca pelo mel de qualidade diferenciada, produzida por abelhas sem ferrão. Aliada à produção de camomila, essa atividade conduz outra modalidade turística no município: a rural. Além de conhecer plantações e criadouros, os visitantes ainda podem visitar propriedades rurais e comprar produtos orgânicos de alta qualidade e sabor caseiro.
De passado tropeiro e colonização diversificada, a cidade tem muita cultura para mostrar e história para contar. Essa herança, que se expressa nos costumes e tradições de tropeiros, poloneses, ucranianos, portugueses, italianos e alemães, vem embalada em lindas paisagens naturais, como campos e cachoeiras.
Mandirituba é vocábulo indígena que significa “lugar onde há muitas abelhas”. Pela Lei Estadual n.º 4.245, de 25 de julho de 1960, Mandirituba foi elevada à categoria de município, desmembrando-se do município de São José dos Pinhais. Sua instalação oficial se deu em 15 de novembro de1961, quando foram empossados seus representantes locais.
O município faz parte da Região Metropolitana de Curitiba, tendo como limites: Fazenda Rio Grande ao norte; Agudos do Sul ao sul; São José dos Pinhais e Tijucas do Sul a leste; Quitandinha e Araucária a oeste.
Participações
A mesa de autoridades ficou composta pelo presidente da cerimônia, deputado Thiago Büher (União Brasil); o ex-deputado Francisco Büher; o prefeito Luis Antonio Biscaia; o vice-prefeito, Manoel Airton Cruz; o presidente da Câmara Municipal, Alex Miguel dos Santos e os vereadores Guilherme Antonio Chupel de Castro, Guilherme Palu Gelatti, Vilson Anderson Calaz, Marilia Segala Lourenço e Edina Osvaldo Rosa da Rocha.
Foram entregues diplomas de Menção Honrosa para 58 cidadãos de Mandirituba que colaboraram no desenvolvimento da cidade com os seguintes dizeres:
“A Assembleia Legislativa do Paraná, por proposição do deputado Thiago Büher, concede votos de congratulações em reconhecimento aos notáveis serviços prestados ao município de Mandirituba”.
Fonte: ALEP