O Governo do Paraná estendeu o prazo do edital de inscrição para empresas privadas interessadas em participar do primeiro comitê técnico público-privado de ESG do País.
Lançado em 22 de maio, o edital agora encerrará as inscrições no dia 22 de agosto, oferecendo 10 vagas para empresas privadas, instituições e organizações dos setores de indústria, agronegócio e comércio e serviços.
O comitê técnico público-privado de ESG do Paraná foi estabelecido em 2021 com o propósito de unir lideranças para a promoção de ações relacionadas a questões ambientais, sociais e de governança (do inglês, ESG).
- Ratinho Junior recebe a Comenda da Ordem do Mérito de Anhanguera
- Inteligência Artificial e vacinação estão entre novidades do 2.º semestre letivo no Paraná
O objetivo é realizar um diagnóstico do Estado e desenvolver indicadores nas áreas que necessitam de políticas ESG, além de estabelecer metas para melhorar esses indicadores.
A iniciativa busca uma colaboração entre representantes de instituições públicas, privadas e secretarias estaduais, compartilhando boas práticas globais e criando novos projetos sustentáveis.
O comitê pretende abordar de maneira coordenada os desafios socioambientais do estado, visando tornar o Paraná uma referência nacional em gestão ambiental, responsabilidade social, ética e governança.
Em dezembro de 2023, o Decreto 4.364 atualizou a composição do comitê ESG, sob a coordenação da Casa Civil, envolvendo diversas secretarias, superintendências e a Procuradoria-Geral do Estado (PGE). Essa atualização visa adicionar transparência, confiança e equidade ao processo, conforme as diretrizes de compliance e governança do Estado.
DIAGNÓSTICO
O comitê, sob a coordenação da Casa Civil, realizará uma análise das ações existentes no estado e um diagnóstico detalhado dos projetos, estabelecendo metas e entregas para consolidar a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
Desafios como a crise hídrica, energia renovável, emissão de gases poluentes e tratamento de resíduos sólidos poderão ser abordados pelo comitê. O Paraná já participa de dois acordos da ONU relacionados à mitigação das mudanças climáticas: a Race to Zero, com o objetivo de zerar as emissões líquidas de carbono até 2050, e a Race to Resilience, visando aumentar a resiliência às mudanças climáticas de 4 bilhões de pessoas de comunidades vulneráveis até 2030.
📲 Clique aqui para seguir o canal da Folha do Litoral News no WhatsApp.
Além disso, o Governo do Paraná convidou representantes das principais entidades do setor produtivo local para participar de forma consultiva do comitê, buscando ampliar a participação da sociedade civil.
Fonte: AEN