Na terça-feira, 6, foi divulgado o episódio da semifinal do MasterChef+, programa de gastronomia destinado a cozinheiros amadores com idade superior a 60 anos no Brasil. Glaci Theiss De Rosso, 64 anos, psicóloga que reside em Guaratuba, no litoral do Paraná, foi uma das participantes de maior destaque no programa e se despediu após apresentar um prato de bacalhau com batatas que foi elogiado pelos jurados do programa, os chefs Helena Rizzo, Erick Jacquin e Henrique Fogaça, mas que, para eles, apresentou alguns pontos a serem melhorados. Junto com Gleisi no episódio também foi eliminada do MasterChef+ a participante Maria Elizabeth, a Beth, de Serra do Cipó – MG.
A chef Helena Rizzo na eliminação parabenizou a moradora de Guaratuba pela participação e desempenho, dizendo que quer “ser igual a ela quando crescer”. “Nariz empinado, olho no olho e sem se amedrontar”, foi assim que Glaci definiu sua trajetória. Ela lamentou ter sido eliminada com bacalhau, algo que ela fala que faz com excelência em sua casa. “Planejei uma coisa e, na metade do caminho, mudei totalmente. Sempre digo que temos que seguir a nossa intuição, mas hoje falhei”, destaca.
Entretanto, a trajetória dela no programa parece não ter terminado, pois agora ela mira retornar para o MasterChef em sua temporada para cozinheiros amadores. “De repente estudo mais um pouco e volto. Adoro cozinhar e participar da edição foi um desafio que amei receber”, destaca “Temos que jogar para o universo e esperar que ele faça tudo de bom”, frisa.
Glaci afirma estar orgulhosa pela sua resiliência na competição. “Não dormi direito durante o período de gravações, o tempo todo sentia frio na barriga. Eu achei que fosse me dar ‘um branco’ e iria esquecer as receitas, mas sempre que estive na cozinha me senti focada e sem medo, como se estivesse em casa”, explica.
Moradora no litoral paranaense, Glaci agora afirma que o objetivo dela é aproveitar a visibilidade da sua presença na competição televisiva e inspirar outras pessoas, até mesmo ensinando. “Tenho vontade de mostrar como fazer os preparos mais simples até os ousados. Muita gente quer aprender e sinto que elas podem usar esse conhecimento para transformar a vida”, detalha.
Guaratuba
No início da competição, a psicóloga salientou sua identificação com a região. “Sou de Curitiba, mas atualmente moro no litoral do Paraná, virei caiçara. Sou carateca, faixa preta em Caratê, fiz Psicologia e estou aposentada. Estou aí cozinhando e me envolvo em tudo”, salientou Glaci em sua primeira, algo que foi destacado também pela Prefeitura de Guaratuba. “Apaixonada por Gastronomia, teve contato com a cozinha desde a infância, vendo sua mãe cozinhar para a família, e o interesse aumentou quando nasceram seus filhos Guilherme e Vinícius. Hoje, formada em pâtisserie e boulangerie acumula experiências internacionais, seus doces e salgados fazem sucesso e agradam o paladar de todos”, ressalta a assessoria do município.
A participante frequenta Guaratuba há mais de 30 anos na casa de sua família, se tornando moradora do município há cerca de um ano e meio. “Estou animada e sinto muito orgulho de representar o Município de Guaratuba no programa do Masterchef”, finaliza Glaci Rosso.
Com informações da Band e Prefeitura de Guaratuba