Todas as sextas-feiras, a Praça Fernando Amaro ganha um colorido diferente. Feirantes instalam suas barracas no entorno do coreto e atendem a população das 7h às 18h. A feira acontece há mais de 10 anos e já se tornou conhecida pelos parnanguaras e moradores em outras cidades litorâneas.
Começou como Feira dos Agricultores, mas hoje conta com uma variedade de opções, como frutas, verduras, bolos, sucos, pastéis, empadões, temperos, além do artesanato e entre outros produtos.
O feirante Ambrósio Petenusso trabalha na feira desde o início e disse que a procura é boa. “Eu sou um dos fundadores desde o início, faz uns dez anos mais ou menos. Oferecemos os verdes, geralmente espinafre, acelga, repolho, abobrinha, entre outros. Os produtos são todos aqui do litoral, da nossa Paranaguá. Eu moro em Paranaguá, na Colônia Vila das Palmeiras, há 27 anos. O movimento é bom, eu já tenho uma clientela, desde anos, mas é bom o movimento aqui na praça”, contou o feirante da Banca da Irene.
“Eu chego aqui na praça às 6h30 e geralmente eu fico aqui até as 14h, eu saio mais cedo, pois as demais barracas ficam até às 18h. Além da feirinha aqui, na sexta-feira, eu participo da Feira da Lua, na terça-feira, na Praça dos Leões, das 14h às 20h. E ainda eu tenho um grupo no WhatsApp, que eu entrego nas casas, na quarta-feira”, completou Ambrósio.
Muitas pessoas passam pelo espaço e, além de comprar verduras e outros produtos, aproveitam para tomar um suco natural da Japonesa. O feirante Jonas Tadao Aizawa Nunes Migliorini, atua desde os 10 anos de idade nas feirinhas da cidade e destacou a variedade de opções presentes na barraca. “Trabalhamos com sucos naturais, e temperos. Os sucos são das frutas que são produzidas lá no sítio, onde nós moramos, na Colônia São Luiz, em Paranaguá. Aqui temos, por exemplo, sucos de limão com gengibre, abacaxi com hortelã, maracujá, araçá, pera, uva, inhame com limão, banana com limão e detox. E também, dependendo da época, tem outros sabores também”, disse.
“De modo geral, essa é uma das feiras que dá mais movimento para nós, até por ser no centro da cidade. Até nós pedimos, algumas vezes, para colocar mais um dia aqui, nós queríamos por mais um dia, então estamos tentando, talvez numa segunda-feira ou numa quarta-feira, nesse mesmo local. Porque os clientes já estão aqui no centro, pagando suas contas, fazendo compras, então para nós seria ótimo, duas vezes por semana”, relatou Jonas.
O famoso pastel da feira não pode faltar. A feirante Angelita Duniela dos Santos é moradora em Paranaguá, e atua na feira da Praça Fernando Amaro há uns 10 anos. Segundo ela, recentemente seu cardápio ganhou um novo sabor de pastel. “A minha barraca é de pastéis, vários sabores, há duas semanas estamos com um sabor novo, de camarão. Começamos a fazer de camarão, está sendo um pedido muito bom, o pessoal está gostando, estão pedindo bastante, está tendo uma boa saída. Estou aqui há mais ou menos uns 10 anos”, contou Angelita.
📲 Clique aqui para seguir o canal da Folha do Litoral News no WhatsApp.
“O movimento é muito bom. Antigamente, eu lembro, que o nosso movimento era bem menor, mas hoje em dia nosso movimento está bem grande. A gente vê que já se tornou uma tradição para o pessoal que trabalha aqui no centro, quem passa por aqui. Então, é costume já passar aqui, levar um pastelzinho, comer um pastelzinho de manhã, passar no almoço, tem os nossos clientes que já esperam a sexta-feira para comer o pastel”, finalizou a feirante.