Festa de Nossa Senhora do Rocio

Romeiros Atletas com a Mãe do Rocio unem esporte à fé

Grupo hoje conta com mais de 50 pessoas que correm do centro da cidade ao santuário

romeiros atletas parte do grupo

Varseli compartilhou sobre a experiência de participar do grupo: “A gente partilha, às vezes, alguma leitura do evangelho, uma oração e fazemos campanhas sociais”, explica (Fotos: Arquivo pessoal enviado pelo grupo)

Um grupo de devotos de Nossa Senhora do Rocio conseguiu unir o esporte e a fé no projeto Romeiros Atletas com a Mãe do Rocio, que começou de forma despretensiosa em 2018, mas que já reúne dezenas de pessoas. Varseli Côrrea Farias e seu grupo de amigas praticam corrida de rua há mais de 10 anos e, ao mesmo tempo, mantém a tradição de frequentar as missas das 6h da manhã, horário em que já costumavam treinar. Com a chegada da festa da padroeira em 2018, elas decidiram percorrer o trajeto até o Santuário do Rocio correndo. O grupo começou com quatro pessoas e, durante a pandemia, o número cresceu, chegando a reunir cerca de 40 pessoas.

Com a adesão de mais participantes, surgiu a necessidade de incluir a caminhada como alternativa até o santuário. Hoje, os atletas se organizam por meio de um grupo no WhatsApp, fortalecendo a união entre a prática esportiva e a devoção.

A corrida e caminhada se tornaram atividades regulares após o início das missas realizadas todas as sextas-feiras no Santuário durante o ano inteiro.

romeiros atletas grupo no santuario
Grupo mantém a tradição de frequentar as missas das 6h da manhã, horário em que já costumavam treinar

Atualmente, o grupo do WhatsApp conta com mais de 50 pessoas. Os fiéis partem do edifício Piazza de Verona, na Rua Júlia da Costa, 532, no Centro Histórico, sempre às 5h20 da manhã, percorrendo cerca de 2,5 km até o santuário. Após o término da missa, o grupo volta ao ponto de partida, completando o trajeto com corrida e caminhada.

Varseli compartilhou sobre a experiência de participar do grupo: “A gente partilha, às vezes, alguma leitura do evangelho, uma oração e fazemos campanhas sociais. Tinha uma criança com deficiência e sem uma cadeira adequada para a idade dela. Nos mobilizamos e conseguimos comprar essa cadeira. Além da fé e do exercício físico, também realizamos ações sociais. É um grupo de amigos que compartilha a mesma fé e gosta de praticar atividade física”, destaca. Ela convida devotos de Nossa Senhora do Rocio interessados a participarem do desafio de correr ou caminhar com o grupo até o santuário.

romeiros atletas
O grupo começou com quatro pessoas e, durante a pandemia, o número cresceu, chegando a reunir cerca de 40 pessoas

Varseli também falou sobre a experiência de fé que a atividade proporciona: “A devoção a Nossa Senhora do Rocio e o propósito do grupo é propagar essa devoção. Escutamos muitos relatos de pessoas que vão até a Mãe, e é como ter uma mãe que te acolhe. O centro da nossa devoção é Deus, Cristo, Jesus, mas Nossa Senhora está ali como mãe, para acolher. Quando chegamos ao santuário de manhã cedo, com o dia nascendo, o canto dos pássaros, o sol e a brisa da manhã, sentimos uma grande graça nessa devoção”, diz.

Você também poderá gostar

Romeiros Atletas com a Mãe do Rocio unem esporte à fé

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Romeiros Atletas com a Mãe do Rocio unem esporte à fé

Willian Santos

Jornalista com atuação nas áreas de comunicação, jornalismo, rádio e produção de conteúdo audiovisual para redes sociais. Desde 2024, integra a equipe da Folha do Litoral News e desempenha suas funções como Microempreendedor Individual (MEI),