Festa de Nossa Senhora do Rocio

Reitor do Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio reforça a fé e devoção à padroeira do Paraná

Programação religiosa e social seguirá até 17 de novembro

Padre Dirson Gonçalves concedeu entrevista para a Folha do Litoral News

Padre Dirson Gonçalves concedeu entrevista para a Folha do Litoral News

O Santuário de Nossa Senhora do Rocio realiza a 211.ª Festa da Padroeira do Paraná, em Paranaguá. A Folha do Litoral News está realizando uma série de entrevistas para divulgar a festividade, que seguirá até 17 de novembro e o reitor do santuário, padre Dirson Gonçalves, foi o entrevistado na quarta-feira, 6.

ROMARIAS PARA A FESTA DO ROCIO

A festa começou muito bem. Todas as noites, às 19h, tem missa presidida por um bispo do Regional do Paraná, a gente chama de Regional Sul 2, que é a organização da CNBB. Estamos bem impressionados com a quantidade de ligações que estamos recebendo para o dia 15 de novembro, que é uma sexta-feira, tem muita gente registrando romarias para esta data. Não só do Paraná, mas tem romaria, que virá de São Paulo, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, vem um ônibus lá da minha cidade que é Campo Grande, e estamos felizes com este movimento que ultrapassa as divisas do estado”, disse o padre Dirson Gonçalves.

A festa de 2024 promete reunir milhares de fiéis de todo o país. O novenário começou dia 6 e seguirá até 14 de novembro, nos seguintes horários: 6h, 9h, 12h, 14h, 16h e 19h. Todos poderão participar das celebrações também através do canal no YouTube ou na página no Facebook do Santuário do Rocio.

19.ª PROCISSÃO MARÍTIMA

Entre a programação religiosa, se destacam as procissões tradicionais, como a 19.ª Procissão Marítima em honra a padroeira do Paraná. A procissão será no dia 10 de novembro e começará às 8h com saída da Rua da Praia. 

“Tem mais de 800 camisetas vendidas para a 19.ª Procissão Marítima em honra a padroeira do Paraná, ou seja, são mais de 800 pessoas”, disse o padre Dirson Gonçalves
“Tem mais de 800 camisetas vendidas para a 19.ª Procissão Marítima em honra a padroeira do Paraná, ou seja, são mais de 800 pessoas”, disse o padre Dirson Gonçalves

“Domingo, 10, a procissão sai do trapiche do centro, e depois que todo mundo embarcar, a gente vai para o outro lado e o Padre Binu vai dar a bênção da saída da procissão marítima, na Paróquia de Nossa Senhora dos Navegantes, na Ilha dos Valadares. Tem mais de 800 camisetas vendidas, ou seja, são mais de 800 pessoas”, contou o padre.

PROPAGAÇÃO DA DEVOÇÃO A NOSSA SENHORA

Para alcançar um público mais amplo, a equipe do Santuário do Rocio tem investido em comunicação, utilizando as redes sociais e a revista oficial para divulgar as ações e eventos. Além disso, conta com o apoio dos bispos e dioceses do estado para chegar às paróquias e comunidades locais.

“A gente tem procurado muito auxílio, apoio dos bispos, porque eles são aqueles que estão nas regiões do Estado. São 18 dioceses, então através deles a gente está chegando nas paróquias e dioceses. Depois também temos investido muito em comunicação, aproveitando as redes sociais, por exemplo, uma live atinge quantas centenas de pessoas, milhares de pessoas. A gente está valorizando esses momentos, porque através desses a gente vai chegando nas pessoas”, disse o reitor do santuário.

“Hoje em dia você está com tudo na mão, através do seu celular, então nós estamos fazendo. Outra forma é que nós temos a revista oficial do santuário, que ali sai tudo que a gente faz. Todas as nossas ações estão ali e para receber essa revista em casa nós temos os associados. A pessoa se inscreve, recebe a revista em casa também, que é uma forma de chegar até eles”, completou.

CENTRAL DO ROCIO

Outra novidade para este ano é a Central do Rocio, que foi inaugurada na Sala dos Milagres e sendo visitada por muitas pessoas que por lá passam ao longo do dia. O objetivo é colher as histórias dos devotos durante a festa do Rocio. A Central funciona todos os dias, das 14h às 17h30 e das 18h às 21h.

Padre Dirson Gonçalves concedeu entrevista para a Folha do Litoral News
Padre Dirson Gonçalves concedeu entrevista para a Folha do Litoral News

“No Santuário Nacional tem um espaço enorme, maior do que o nosso santuário daqui, só para colocar cartas de agradecimento, fotos, objetos que representam alguma graça alcançada, que a gente chama de Sala dos Milagres. Nós temos a nossa Sala dos Milagres, é pequenininha, é simples, mas temos também. E a gente colocou ali professoras aposentadas, pessoas assim que são devotas também, mas que se disponibilizaram a ficar nessa equipe para escrever os testemunhos. Às vezes você tem uma graça que aconteceu, mas você não tem muito jeito para pôr no papel e escrever uma cartinha. As professoras vão estar lá para que você sente na frente dela, converse com ela, conte a sua história, ela vai te ouvir com toda paciência e vai transmitir isso para uma carta.

“Eu tenho o programa Diário do Rocio, todos os dias a gente tem nas nossas redes sociais. Eu vou ler essas cartas durante os programas para mostrar, olha, aqui tem uma prova de que Nossa Senhora intercede pela gente e graças acontecem. Então, essa sala vai ser bastante interessante para os devotos registrarem ali as graças alcançadas. Ela fica aberta ao longo do dia, a partir das 14h até à noite”, acrescentou.

📲 Clique aqui para seguir o canal da Folha do Litoral News no WhatsApp.

AGRADECIMENTO

“A gente fica muito feliz de poder contar com esse apoio, essa divulgação. Todos os caminhos levam para o Santuário do Rocio. Eu digo que Paranaguá se torna a capital da fé dos paranaenses. É um momento muito especial. E imaginando que várias imagens peregrinas, réplicas da oficial, estão passando por todas as ruas, todos os bairros da nossa cidade levando essa bênção. Então eu desejo que através da intercessão de Nossa Senhora do Rocio, de São José, chegue até você essa bênção de Deus que é Pai e Filho e Espírito Santo. Amém. Deus abençoe”, finalizou.

Reitor do Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio reforça a fé e devoção à padroeira do Paraná

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Reitor do Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio reforça a fé e devoção à padroeira do Paraná

Alex Vizine

Formado em Letras e respectivas Literaturas pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá (FAFIPAR) em 2014 e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar) em 2018. Desempenha suas funções na Folha do Litoral News desde 2020 como Microempreendedor Individual (MEI), além de atuar com produções audiovisuais e em radiodifusão no litoral do Paraná. Associado ao Rotary Club de Paranaguá Rocio, ministro da Eucaristia e da equipe de liturgia no Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio.